29/04/09

TERAPIAS & CURIOSIDADES


Uma óptima profissional, e uma opção de viver a vida com mais qualidade e mais claridade. Eu já provei e recomendo, sempre que vou à Portugal peço-lhe um toque da sua magia. Tudo à cerca do seu método de trabalho aqui, com as diversas terapias à vossa disposição, e cheio de muito boa energia.


28/04/09

GADO GADO


Não sei se é a chegada ao calor, ou a vontade de viajar para aqueles lados, mas aqui vai outra comida oriental, o nome parece de carne, mas é completamente vegetariano. Já sei que há meninos que preferem o belo do bife com batata frita, mas isto não é nenhum yakkkkk.... é optimo, só quem provou é que entende o que estou a falar... e depois de um dia como o de hoje, super agitado e desde as 7:30 da manhã trabalhei até às 15h, pelo meio e durante um break terminei o livro da Comenda Secreta ao mesmo tempo que bebia um capuccino descafeinado. Ao terminar o dia laboral, e com uma caixinha de empadas na mão ao som de Chambao e Damian Marley, andei 3,5 horas pela cidade condal à procura de um vestido para o casamento de final de Maio, vi muita coisa, gostei de alguns vestidos, experimentei muito, mas não comprei nada porque ainda não estou completamente convencida do que levar...ehehhehehe... e depois ainda recebi um boa noticia do meu querido amigo Francisco (gestor), a Generalitat de Catalunya (governo da Catalunha)...imaginem, vão-me dar uma prendinha por ter trabalhado muito durante todo o ano...é mesmo isso... a novidade fez-me voltar para casa aos saltos e saltinhos, a correr de alegria.... ou seja, lá volta o meu coração estar aos pulos e não pode ser, andar a 1000/h da emoção de ser salva pela generaltat.... mas o que isto tem a ver... nada... ou tudo, cheguei a casa com fome...fui pelo menos fazer algo saudável, e gostoso....antes que me atracasse ao pão com manteiga ou ao chocolate.
Este prato é super saudável, pode conter tudo da roda dos alimentos, é basicamente legumes cozidos ou ao vapor, com ovo ou sem, com molho de amendoim por cima, que vai repôr a energia gasta durante o dia. Este molho de amendoim é diferente do molho satay é parecido, mas faz-se de maneira diferente, e é mais consistente.

Descobri pelas minhas mãos, através de magia, como se faz o molho de amendoim na Bimby.... e muito bem.

Molho de Amendoim
1 copo de amendoins
1cubilete de azeite
3/4 copo de água
1 cebola
1 dente de alho
1 malagueta
3 colheres de sopa de soja
2 colheres de açucar mascavado
1/4 copo de leite de coco
sumo de 1 lima
- se os amendoins não estão tostados, ligar o forno e meter num tabuleiro, e tosta durante 5'
- colocar os amendoins no copo da bimby, com a cebola, os alhos, a malagueta, e o sumo da lima, triturar durante 10'' à velocidade 5
- adicionar o azeite, a água, o soja, o açucar mascavado, o leite de coco, e mais 10'' à velocidade 5
- Cozer legumes (Batata, couve flor, couve, feijão verde, cenoura), e o ovo.
- Adicionar pepino, temperar com um pouco de sal
- Vestir a salada com Molho de Amendoim a gosto. Eu escolhi estes legumes mas podem ser com outros e podem ser combinados de maneiras diferentes. Os legumes devem ser bem envolvidos em bastante molho.
Pode ser usado como tempero numa salada fria de alface, tomate, etc...
Aqui vai um video, dos locais a fazerem e venderem o gado gado nas ruas. Devem-se perguntar por onde esta andou, será que ela comeu em sitios assim??? sim comi, e foram os que tinham melhor sabor, e sem fazer mal nenhum à tripa. Está dito!



27/04/09

Monologos en la Paramount



Não sei se vão entender... mas estes monólogos são muito bons...este hombre es la ostia , el puto dios... amiga rosa... miralo tia, que es como tu, este tiene arte... la gracia que te mola...y yo como la niña del exorcista...ahahahaha...

25/04/09

GINGER SÉRIES


No ultimo ano, começei a usar gengibre para muitos petisquinhos cá em casa, dando um especial paladar acre picante. Esta raiz Asiática é algo sempre presente na minha cozinha, sem falhar na lista do super... Eu normalmente uso sempre fresco e guardo no frigorífico para durar mais tempo, e seco também existe tendo um sabor menos forte e menos picante, mas mais aromático. Esta raiz é usada na cozinha tradicional chinesa, japonesa, indiana, indonesia e tailandesa. Na cozinha japonesa, usam para o tempero do peixe e carne, ou puro para o sushi. Este, pode ser usado em pratos salgados, doces, bebidas, para aromatizar, em conserva e cristalizado. A OMS (Organização Mundial da Saúde), reconheceu recentemente a esta planta medicinal, o seu uso para o tratamento de náuseas e enjôos, ajudando na digestão de alimentos gordurosos. Na Medicina Chinesa é reconhecida pelos seus benefícios afrodisíacos. Para a Medicina Ayurvédica, o gengibre é o "medicamento universal", pelas propriedades antiflamatorias devido ao resultado das suas substancias como o citral, borneol, zingerona, gingeroletc.

Benefícios:
- Ajuda e trata em problemas digestivos (náuseas, dôr abdominal, vómitos, diarreia, úlceras, gastrites)
- Usado na Fitoterapia Chinesa, aquecendo o baço e expelindo o frio, com uma acção acre, quente.
- Com banhos quentes, e compressas de gengibre alivia os sintomas de gota, cólicas menstruais e artrites, dôr de cabeça, enxaqueca, articulares e coluna. No Japão, usam o oléo de gengibre para fazer massagens, para relaxar a musculatura e possíveis problemas ósseo- articulares.
- Uma rica bebida quente de gengibre melhora muito uma ressaca, e substancialmente molestias respiratórias (constipações, afonias, congestão nasal, tosse, afonias), aquecendo os pulmões, e por sua vez,transformando as secreções.
- Segundo, a medicina chinesa, actua directamente na circulação sanguínia, ajudando na disfunção eréctil.
- Tem uma acção anti-bacteriana com poder desintoxicante, anticancerígena devido ao gingerol, substancia responsável pelo sabor exótico da planta.
Spiced lemongrass ginger tea (Indonésia, Tailândia)
Chai (Índia)

SPICED LEMONGRASS GINGER TEA

Um chá óptimo para aquecer as zonas periféricas quando faz frio, perfeito para ajudar nas digestões, ideal para o aparelho respiratório, e essencial para levantar a moral e afastar o mau astral. Depois de um dia a dar aulas, a minha garganta vai agradecer!

1 raiz de gengibre
1 lemongrass (capim de limão)
1 colher de chá de mel ou açúcar mascavado
2 copos de água

1- lava a raiz de gengibre, e para 2 copos de chá corta 10 rodelas.
2- lava e corta a parte branca do lemongrass em rodelas fininhas.
3- com um almofariz dá umas pancadas nas rodelas da raiz e do lemongrass para libertar um pouco de suco e aromas.
4- Põe numa panela o gengibre e o lemongrass, com 2 copos de água, e deixa ferver .
5- Quando levantar fervura, baixe o lume e deixe ferver mais 10-12'.Quando a tua casa começe a cheirar a gengibre, é porque já está.
6- Coe, e adicione mel ou açúcar mascavado. Eu prefiro mel!
VARIAÇÕES: - Pode ser bebido com um pouco de leite, ou frio com gelo como um refresco.
- se quiseres menos picante, corta menos rodelas de gengibre
E mais uma musiquinha, para animar a malta, um grupo que adoro de paixão, junto com outas K7's ia sempre dentro do meu walkman para escola de Sta Maria em Sintra, depois passou para o meu discman, e agora no meu MP4, até hoje escuto sem cansar-me.... Pixiesssssssssss... bastante rockero como dizem os meus amigos daqui, com um toque de Punk, mas bastante melódico, tem musicas para todo estado de espírito. Não sei se aborreço alguém com os meus gostos musicais, mas é que eu cresci com musica, trabalho com musica, os meus amigos e a minha família são musica, em casa há sempre um som a tocar enquanto cozinho ou leio, etc... e o bom disto tudo, é que ouço de tudo, menos o mau... engano-me, às vezes até o mau!

FRANGO TERIAKI


Está uma tasquinha japonesa debaixo da minha casa (Una Mira del Japon), com 10 lugares ao balcão, com a típica comida da mãe japonesa, nem sushi têm, eles dizem que são comidas da aldeia deles. Uma das especialidades é um caril feito á moda japonesa, ficando as escadas do meu prédio com um cheirinho óptimo... de descer e pedir um prato à Yumi . Os pratos são: o frango teriaki, sardinhas à japonesa, arroz com tortilha japonesa,bife à japonesa, caril com legumes, caril com porco crocante, tempuras de verduras, sopa de miso, dim sum, espetadinhas de frango, de peixe, niguiris, e umas sobremesas óptimas que eu nem sei o que é.... tudo muito bom.... e ainda por cima, 2 japoneses que são a simpatia em pessoa.

O Frango Teriaki é um marinado Japonês, existem muitas maneiras e eu tirei um bocadinho daqui e dali, e ficou aprovadissimo. Existe este molho já preparado, e para ser sincera, comprei e não gostei tanto, prefiro fazer desta forma, porque dá muito mais consistência e sabor aos alimentos, e dá para combinar com peixe, por exemplo, salmão.

2 peitos de frango cortados
2 colheres de sopa de raiz de gengibre fresca ralada
2 colheres de sopa de mel
4 colheres de sopa de molho de soja
2 colheres de sopa de Saké suave ou vinho do Porto.
sumo de 1 limão
2 colheres de sopa de alho em pó
1- Num recipiente fundo, ponha o frango cortado em tiras ou cubos, e vá acrescentando o resto de ingredientes um de cada vez, e com as tuas mãos lavadas mistura tudo muito bem, até formar uma pasta como na fotografia. Reserve e leve ao frigorífico para refrigerar e marinar mínimo 1h 30m.
2- Num wok quente com pouco azeite, com um garfo coloque o frango, e deixe tostar por fora dos dois lados.
3- Com o lume baixo, deite o molho do marinado por cima do frango, e tape com uma tampa. durante 1-2' até o frango tiver feito.
Acompanhe com arroz basmti ou arroz japonês, e adorne com gengibre.

25 DE ABRIL


TORTILHA DE ESPINAFRES COM SALADA DE BÚFALA


Cheguei a casa morta do trabalho, sem vontade para nada, com pouca coisa no frigorifico, apanhei o que havia à mão, e fiz uma super Tortilha!
Receita para 4 pessoas:
5 ovos
250 gr de espinafres escaldados
1 cebola
2 dentes de alho
4 salsichas de lata cortadas às rodelas ou tofu
2 colheres de sopa de queijo ralado
2 colher de chá de natas
azeite
pimenta, sal q.b.

1. Bata os ovos com um garfo e reserve num recipiente com capacidade para mais ou menos 1l.

2. Numa boa frigideira, faça o refogado com pouco azeite, até a cebola e o alho ficarem translucido. Adiciona as salsichas, e deixa fritar ligeiramente durante 2'. Depois, adiciona os espinafres e salteia-os, envolvendo o refogado nas folhas. Tempera com um pouco de sal a gosto.

3. Junta aos ovos a mistura do espinafres, o queijo ralado, e as nata. Tempera com pimenta, e sal q.b., envolve tudo muito bem.

4. Na mesma frigideira, com muito pouco azeite, adiciona tudo. Vai separando as pontas com uma espátula para não pegar, e pouco a pouco chegando ao meio vai despegando. Dá a volta colocando um prato por cima, e igual do outro lado.

Atenção, esta Tortilha com os 5 ovos mais os ingredientes, é um pouco pesada, requer um pouco de força de braços e jeito para dar a volta. Por isso, cuidado, talvez pedir uma ajuda masculina. Eu consegui dar a volta, porque fui criada com uma Estremaña, que era mestre em tortillas Españolas e Francesas... e pois claro, apanhei o truque de mi abuelita.... Mas, é meio caminho andando ter uns bons tricepedes....ou a frigideira própria para tortilhas.

Salada de Búfala (4 pessoas):
4 tomate
2 mozarella de búfala
azeite, sal, oregãos ou salsa
1- Corta os tomates ás rodelas, e a mozarella às fatias e tempera com uma pitada de sal.
2- Faz uma torre com o tomate e a mozarella, alternando.
3- Salpica tudo com oregãos e alinha com azeite do bom. Pus com salsa, porque não tinha mais oregãos.

23/04/09

O Sant Jordi ouviu as minhas preces, 28 graus de baixo do sol às 15h, um passeio depois do trabalho que durou até as 23:00. Afinal comprei e recebi um livro, algumas rosas e uma delas muito especial . As ruas estavam cheias, o calor era imenso, e o ambiente contagiante. Para mim sem duvida, a festa catalana mais mágica e cheia de muitas emoções.
A obra que comprei, "Los Pilares de la Tierra" de Ken Follet, era um que tinha na minha wishlist já há muito, aconselhado por muita gente, e no outro dia relembrado por uma amiga da blogoesfera. No meio de tanto livro, encontrei por um super preço de 9 euros, a dividir por 1359 paginas..oh oh oh... vou ter história para algum tempo.
E o livro que recebi de um grande e querido amigo, "El arte de perder" de Lola Beccaria, obteve o Prémio Azorín de 2009, sinceramente não conhecia esta escritora, mas só pelo que tem escrito na contra capa, já gostei:
" El crimen es... dominar el sentimiento, ir contra la propria emoción, la resistência a amar.
El detective es... una mujer enamorada que investiga el amor y lucha por hacerlo realidad.
El cebo es... seducir... para que el hombre al que ama muerda el anzuelo de la pasión.
El juego es... apostar a ciegas.
Y la solución es... perder. Perder una y otra vez.
Perder hasta hacer de la pérdida un arte. Perder hasta perderlo todo. Perder hasta quizá... no haber perdido."
Quando terminar o que estou a ler, o da Lola Beccaria vai ser o proximo. E se calhar, os "Pilares de la Tierra" só para finais de Maio, numa manhã na praia , ou num final de tarde durante a semana em Barcelona, e também algum fim de semana numa praia portuguesa.


22/04/09

CREME CATALANA

Em honra do dia de Sant Jordi, hoje temos Creme Catalana , em Portugal chamado Leite Creme, Creme Brûllée em França. Afinal, a origem é desconhecida, a verdade é que seja de onde fôr, de uma maneira ou de outra, eu adoro, e aqui em Barcelona quando vou a alguns restaurantes é a unica sobremesa que eu como sem variar.

1l leite -6 gemas de ovos- 30gr de maisena- 200gr de açúcar- casca de 1 limão, só a parte amarela-1/2 pau de canela

Junte todos os ingredientes e programe, 12' temperatura 90º, velocidade 2 1/2.
Retire a casca de limão e o pau de canela, deite rapidamente numa travessa. Deixe arrefecer. Antes de servir pulverize com bastante açúcar, e queime a superfície com açúcar.

Receita do livro base da Bimby

SANT JORDI - Rosas e Livros






Amanhã, começa a Primavera oficialmente na Catalunha, vem com o Sant Jordi, hoje já fizeram 24 graus, já deu para andar na rua mais destapado...

Amanhã as ruas principais vão ficar repletas de livreiros com as suas bancadas, escritores a autografarem livros, vendedores de rosas em todas as portas as esquinas da cidade, e bandeiras da Catalunha por toda a parte. Claro, que esta troca é expansiva aos amigos queridos, familiares, colegas, etc....não só aos namorados. Há 4 anos, neste dia chego a casa cheia de rosas, e não tenho 20 namorados, nem 30 pretendentes...como é ano de crise, fiz uma wish list e disse que em vez de rosas gostava de ter livros...a ver se alguém faz-me caso, só unzinho por favor!
Visca Catalunya!!!


21/04/09

SALADA COM COUSCOUS



1 bolsa de alface já arranjada- 1/2 pimento vermelho às tirinhas- 1 alho françês cortado às rodelas- tomate cortado aos cubinhos- 2 cenouras raladas- - 1 lata pequena de milho- 1 abacate cortado aos quadradinhos- limão - azeite de modena-

água a ferver- couscous- caril- oregãos- salsa- sal q.b - azeite
Receita

1- 1 chávena de couscous com um pouco de caril em pó, e oregãos. Adiciona água a ferver com sal, até tapar os couscous. Cobre a chávena e espera até a água ser absorvida. Quando já não houver água, deitar um fio de azeite, e com um garfo separar todos os grãos até ficar tudo soltinho. Deixa arrefecer um pouco para depois adicionar ou acompanhar com a salada.


2- À parte, coloca tudo numa saladeira pela ordem descrita dos ingredientes, temperando com pouco sal, limão, toque de salsa e o azeite.

Voilá!!!

by Mestre das Saladas e da Quiches, aficionado por couscous :)
Algo Curtido do Soundtrack cá de casa: (Eva ouve isto é mt bom)




PESCADA COM MOLHO DE COENTROS


Lombos de pescada
2 cabeças de alho
1 molho de coentros
20gr de azeite
1 colher de sopa de maisena
1/3 copo de água
1/2 limão
pimenta q.b.
alho em pó
sal q.b.
1-Tempere os lombos de pescada, com sal, pimenta, alho em pó, e limão
2- Na bimby coloque os alhos e os coentros, programando à velocidade 5 durante 10''.
3- Coloque 20gr de azeite, um pouco de sal, e refogue, durante 5', à velocidade 1 à temp.100º.
4- À parte, misture a maisena com um pouco de água e misture muito bem.
5- Adicione à maisena mais a água, na pasta de coentros. E para misturar tudo muito bem, programe 1' à velocidade 1.
6- Numa travessa coloque a pescada, verta a pasta de coentros por cima do peixe. Leve ao forno pré-aquecido, durante 20' a 150º.

Acompanhe com legumes ao wok ou ao vapor, batata cozida, ou arroz basmati.

Ou
1- Numa trituradora, triture os alhos e os coentros até formarem uma pasta.
2- Com um bocadinho de azeite ou manteiga, um pouco de sal, e faz um refogado com a mistura dos coentros, até deixar dourar.
3- Adicionar à maisena a água e misturar bem.
4- Misturar com os coentros a maisena+água com um liquidificador ou a varinha mágica.
5- Verter sobre a pescada o molho, e levar ao forno durante 20'.

19/04/09

INDONÉSIA SÉRIES - MIXED SATAY

No Restaurante Lotus Indonésia Style, foi servido numa mini-grelha, acompanhado com molho de amendoim, arroz com sabor a alho, e vegetais balinenses.

RECEITA:
- 2 colheres de sumo de lima
- 1 colher de açúcar moreno
- 2 colheres de molho de soja
- alho e raiz de gengibre ralada
- salsa satay (molho de amendoim)
- Frango, porco e vaca cortada em tiras grossas para poder pôr o espeto( pode-se optar por 1 tipo)

1- Misturar numa tigela os 1ºs 4 ingredientes. Adicionar a carne e deixar marinar durante meia hora.
2- Furar cada tira de carne no espeto.
3- Cozinhar as espetadas na grelha, ou numa frigideira até que fiquem douradinhas
4- Servir com a salsa Satay em cima, ou á parte e servir a gosto.O Satay ou Molho de amendoim em algum deli já há à venda, se assim preferires existem umas bastante boas. Se não , aqui está a receita:

- 3 colheres de sopa de creme de amendoim
- 1 colher de sopa de açúcar mascavado
- 1 colher de chá de sumo de limão
- 1 colher de sopa de óleo vegetal
- 3/4 de uma chávena de água
- 1/2 cebola ralada
- pitada de pimenta
- 40 ml de leite de coco

1- Colocar o óleo e a cebola num recipiente de capacidade para 1litro, levar ao forno em potência alta durante 2'.
2- Juntar o açúcar, limão, creme de amendoim, e a água. Mexer e misturar muito bem.
3- Cobrir, levar ao forno, a potencia alta durante mais 2'.
4 - Juntar pimenta, leite de coco, e levar ao forno mais 2'. Servir quente com as espetadas.

Este prato é super saboroso, principalmente com este delicioso molho. Esta receita está adaptada à que comemos no restaurante. Para quem um dia quiser ir visitar a iha dos deuses e fôr a Ubud (no centro de bali), este restaurante está na rua principal, Florest Monckey Road, bastante aconselhável, e bem de preço para os europeus. Lembro-me que o total para 2 pessoas ficou cerca de 10 euros, com bebidas e sobremesa. Comemos muito bem em restaurantes hight e médio budget ( não mais de 20 euros no total 2 pessoas), mas em relação preço qualidade, e vivências, onde passámos melhor, e descobrimos os melhores paladares foi nos restaurantes dos locais, onde comemos praticamente sempre. ChegÁmos a comer super bem, ou ainda melhor, por 3 euros e até por 50 cêntimos, e sem nenhuma dôr de barriga adicional...cozinha da mama indonésia, de prato cheio. Muito bom mesmo.

NASI GORENG - FRIED RICE




Fried Rice Chicken , é um dos típicos pratos indonésios, parecido com o Mie Goreng que é a mesma versão mas com noodles.

Nasi Goreng, pelo restaurante Lotus em Ubud, é arroz frito com frango e vegetais, com omolete em tiras, servido em 2 metades de ananaz.

Arroz frio cozido
200g frango às tirinhas
2 cebolas
3 dentes de alho
2 tomates maduros bem picados
1/4 couve cortada em Juliana
1/4 pimento vermelho
6 colheres de óleo vegetal
3 ovos batidos
sal
pimenta
1 cravos da Índia
malagueta
1- Num wok quente, adiciona o óleo vegetal. Adiciona as cebolas, os alhos e os pimentos em quadradinhos, até ficar tudo douradinho sem queimar, mexendo todo o tempo (1').
2- Coloque o frango, as especiarias e deixe fritar durante 1', em seguida coloque
a couve e frite por mais 1'. Adicione o tomate.
3-Num final adicione o arroz e salteie em lume alto, misture tudo muito bem.
4- À parte, faça uma omelete super fininha com os ovos. Corte em tiras e coloque sobre o arroz.

Fish Curry

Comida e rota para forasteiros, Fish Curry do YeYe's Warung (warung significa restaurante ou bar) na estrada para a praia Padang Padang


(Praia Padang Padang)

Hoje a ver as fotos do Baú, descobri estas fotos esquecidas de pratos indonésios que tinha tirado para o blog , da minha super viagem roots, com o Diogo ao Sudeste Asiático ( que saudades catano!!!!!). Vai fazer agora 1 ano, como ia casar os meus 30 anos, e ainda não me ia casar, nem estava casada, decidi casar os meus anos 30 anos no dia 30 de Maio em Bali , e depois em Lombok nas Gilis(much better). E este ano, daqui a 1 mês, aos 31 anos ainda não vou estar casada, vou casar o meu melhor amigo, no dia do meus anos....ahahahhahaha... Na verdade é que não troco essa viagem por nada, nem por um casamento, se Deus quiser dentro de pouco tempo, há de haver outra viagem, do mesmo género, no mesmo continente.

Este prato comi às 15h depois de um dia na praia, sim porque ali já está tudo na praia às 9h da manhã com um sol tremendo. Este restaurante está numa estrada ao pé de uma praia do sul de bali chamada Padang Padang, um dos locais preferidos dos surfistas. A praia é linda com verde, verde, verde, verde à volta, areia branca, águas translucidas, e quem te dá as boas vindas são uns macaquinhos, que ao inicio te intimidam um bocadinho.

Lembro-me que o prato estava brutal .... Esta receita não é a original do restaurante, mas é mais ou menos o mesmo, mais especiaria ou menos especiaria....Peixe com caril à moda balinenese.

Qualquer Peixe branco de carne firme, arranjado e limpo ( por exemplo, espadarte)
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 colher de sopa, de raiz de genginbre ralada
1 Lemongrass (capim de limão)
1 colher de chá de açafrão
1/2 copo água de tamarindo
leite de coco
curry
2/3 colheres de Tomate picado
2 colher de óleo vegetal
coentros
malagueta
pimenta
sal
pepino
hortelã
1- Cortar o peixe em fatias ou cubos antes de fritar. Cozinhar numa frigideira, cozinhe o peixe sem queimar.
2- À parte faça um refogado cm a cebola, e o alho.
3- Adicione a malagueta, o gengibre, os coentros, o açafrão, a pimenta,o capim de limão, o caril, o tomate frito, e o sal. Mexendo todo o tempo para o refogado agarrar o sabor das especiarias. Adiciona em seguida a água de tamarindo.
4- Deixe esta mistura ferver durante 10' em lume baixo, e depois coloque o peixe.
5- Adicione o leite de coco, e deixe cozinhar em lume baixo mais 5 minutos.
6- Servir quente, com fatias de pepino e hortelã picada

Uma alternativa: substituir o peixe por camarões

Aqui em Barcelona, um dos meus supermercados favoritos são os Asiáticos, encontra-se de tudo, coisas com sabores diferentes e não são assim tão caros. Em Portugal confesso que é mais difícil, mas muitos destes ingredientes podes encontrar em supermercados do Martim Muniz , ou em alguma loja de produtos naturais.

Logo ponho mais 2 pratos Indonésios, Nasi Goreng e Mixed Satay, from Lotus Indonesia Style Warung @ Ubud .

18/04/09

Banana Frita com Canela

Uma sobremesa rápida e fácil..."Oh Lala... "


2 bananas cortadas na longitude em 4 partes

Canela ou Nesquik para polvilhar
Açúcar mascavado para Polvilhar
1 noz de margarina p não pegar em 4 partes


  • Numa frigideira quente e com uma noz pequenina de manteiga , coloca as bananas até ficarem douradinhas de todos os lados, dando a volta para não queimar, polvilha com um bocadinho de açúcar

  • Ao final polvilha com Canela , uma boa opção, também com Nesquik


Memorias:

Ao som de GoldFrapp - OH Lala... tive neste concerto este verão e dançei sem parar ... por isso dá uma festa em casa e dança tu também, sozinho ou acompanhado, é excelente para queimar calorias depois de um jantar, ou mesmo a qualquer hora do dia...Faz-me lembrar quando vivia com as minhas amigas ( Rosa, Andrea), qualquer hora, era uma desculpa para dançarmos, a limpar a casa, quando acordávamos, ao pequeno-almoço e depois do jantar muitas vezes... No Kashbar, Catwalk, Shoko, ou Linkalounge os nossos Local Bar's em BCN...também era normal cantar, fazermos Karaokes improvisados com um micro de colher de pau, cantávamos até chorar de tanto rir, por eu imitar a Janis Joplin como Deus manda... ou tentar acompanhar a Rosa numa sevillana...ahahahah, era muito divertido...ou também com a minha amiga Eva num festival perdido em Portugal depois de ela descascar batatas e cebolas sem parar, dançámos como loucas no concerto de Prodijy, y Daft Punk... ou numa festa alucinante em Lisboa , ou mssmo em Barcelona antes de ficarmos mal disposta de tantos "chupitos" .... só por fazer-te rir estes momentos já vale a pena, por isso... Dança onde quer que seja!!!

La concejala antropófaga

Para amantes de Almodôvar!

Um capricho de Almodôvar muito picante, atrevido , fresco e espontâneo, um projecto que surgiu durante a rodagem do seu ultimo filme, inspirado e aproveitando o talento espectacular de Carmen Machi. Este curto é num dos cenários de Abrazos Rotos com uma das personagens do filme, que é feito um monologo à medida da actriz, onde não tem nada a ver com o longo metragem. O realizador já não fazia curtos há 30 anos, e a prestação da actriz no filme inspirou-o para este trabalho de 7 minutos, a verdade é que lhe cai que nem uma luva. Ela é uma vereadora do Partido Popular, que se revela incorrecta, transgressora, envolvendo-nos num monologo com "um texto imprudente que en su boca se desgrana con una naturalidad asombrosa".

Choras a rir!!!!

Os Abrazos Rotos são varias historia de amor interligadas, fala do amor pelo cinema... envolvente como qualquer filme de Pedro Almodôvar, com actores de peso (Penelope Cruz, Lluis Homar, José Luis Gomez, Blanca Portillo, Carmen Machi). É a mais cara e a mais longa. A estreia em Portugal é em Setembro, mas como vivo em Espanha tive o privilégio de ver mal saiu.

17/04/09

Tarte de Frango com Vegetais

Como é um prato ao wok podes usar esta receita sem ser em tarte,uma opção light, e saborosa cheia de sabores ricos.

2 peitos de frango cortado em tirinhas, temperado com alho, pimenta e sal
1 alho françês grande cortado às rodelas finas
Cogumelos frescos laminados
2 tiras de pimentos vermelhos cortadas em quadradinhos
2 cenouras raladas
2 cebolas laminadas
2 dentes de alhos cortados
2 ovos
Salsa
Pimenta, cominos e sal q.b.
Azeite
Soja
Massa Quebrada (eu usei carrefour)
Natas de soja ou normal

Queijo Ralado para gratinar

1- Cortar tudo como na descrição dos ingredientes.

2-Num wok quente com azeite, coloca a cebola e o frango, 3' mexendo todo o tempo para não queimar a cebola, quando o frango tiver pronto, reserve.

3- No wok quente com azeite, deita a cebola, o alho, o pimento, e deixa refogar até a cebola ficar com um aspecto translucido; 3-5' a mexer de vez em quando para não queimar. Depois, adiciona os cogumelos laminados, mistura tudo bem, e deixa fazer aumentando um bocadinho o fogo, adiciona soja quando a mistura de vegetais começar a ficar seca (em vez de mais azeite, desta forma não necessitamos de mais sal, sendo que o soja já é salgado). Tempera com pimenta, cominos, e salsinha.

4- Adiciona por ultimo, o frango, e a cenoura ralada, deixa ganhar sabor por 2-3', em lume alto removendo todo o tempo.

5- Tira a tarte do frigorífico 10' antes à temperatura ambiente. Depois, coloca na tarteira com o papel que vem enrolada , recortamos os bordes e as sobras da massa e do papel; picamos com um garfo a base, e levamos só 5' ao forno pré aquecido a 180º.

6- À parte, bate os dois ovos com um garfo e mistura um bocadinho de leite.

7- Tira a base da tarte do forno, e coloca o frango com os vegetais, espalhando de forma homogenea pela base.

8- Coloca o ovo batido sobre toda a mistura, e depois igual com um bocadinho de natas, polvilhando com queijo ralado por cima. Vai ao forno a 180º.

9- O tempo, vejo neste caso sempre a olho, porque esqueço-me de contar. Então, quando espetarem o garfo e não vier ovo atrás, e a tarte estiver mais sequinha, é porque já está!

16/04/09

SOPA DE ABÓBORA COM LARANJA


Baseada no livro Alternativas da Bimby

1/2 litro de água
250gr de abóbora cortada e sem casca
1 batata
1/2 cebola
hortelã
Sal q.b

20gr de azeite
sumo de 2 laranjas


- Todos os ingredientes cortados na Bimby menos o sumo de laranja. Programa durante 25', a 100º, velocidade 1
- Quando terminar o tempo, tira a hortelã, e programa 1', à velocidade 9 para ficar como um creme aveludado
- Adiciona o sumo de laranja

Eu sou uma apaixonada por este tipo de fusões, uma óptima alternativa para comer fruta e legumes ao mesmo tempo, com um ligeiro aroma a hortelã, para quem é um pouco reticente a este tipo de paladares, não adicione a laranja, e se há alguém em casa que não acha piada a este tipo de misturas não diga nada, foi o que eu fiz...E ao final todos adoram, sem saber o que é!

LASANHA DE BACALHAU

Mais um dia de insónia, mais outro dia a escrever receitas, coisas e coisinhas até às tantas, estou com jet-lag sem ter viajado, a não ser na maionese. Amanhã é o meu ultimo dia de baixa, e sexta-feira volto ao trabalho, como uma menina bonita, sim porque pelo Dr. Didac ficava mais 3 semanas, tive que lhe dizer por outras palavras ou isso ou cortava os pulsos... de estar em casa 1 mês e comer tanto, de dormir tanta sesta, de óptimos jantares, de cházinho aqui e ali, de tanto pão com manteiga e tanto sofá, fiquei com colesterol mais alto que o normal e aumentei 4 quilos.... MAS NÃO ESTOU GORDA!!!!!!!!!! Eram exactamente os quilos que me faltavam...REJUVENESCI, em certa parte, com tanto petisquinho bom....( by the way, hoje fui com umas amigas lanchar à Casa Portuguesa, um pastel de nata e um galão :)... já enjoei, necessito de um bocadinho de stress laboral pfv, só um bocadinho, vá lá....
*** ALMOÇO DE HOJE***
Placas de Lasanha pré-cozida
300gr de bacalhau desfiado
1 bolsa de espinafres frescos
1 cebola
2 dentes de alho
3 tomates maduros
10 rodelas queijo de cabra
queijo ralado
Bechamel
salsa
oregãos
pimenta
sal
MOLHO BECHAMEL:
300 GR DE LEITE
30 GR DE FARINHA
20 GR DE MANTEIGA
SAL, PIMENTA, NOZ MOSCADA Q.B
TUDO NO COPO DA BIMBY A 8',90º, VELOCIDADE 4.
RECHEIO:
1- Refogar em azeite, o alho e a cebola laminada, sem deixar alourar, apenas até amolecer as cebolas. Envolve o bacalhau no refogado.

2- Depois de o bacalhau agarrar o sabor do azeite, acrescente a salsa e um pouco de tomate picado, tempere com salsa, pimenta, e um pouco de sal se necessário. Deixe apurar.

3- Leve a ferver durante 1' os espinafres previamente lavados. Deixe escorrer muito bem sobre um pano. Misture com o bacalhau, e deixe saltear.

4- Numa travessa para ir ao forno coloque por camadas na seguinte ordem:
1º Bechamel
2º Lasanha
3º Mistura do bacalhau e espinafres + as 10 rodelas de queijo de cabra ao longo da travessa
4º Lasanha
5º Bechamel + queijo ralado + tomate fresco com oregãos e alho em pó
5- Levar ao forno pré-aquecido, durante 25' a 180º

Comer peixe e verdes de forma divertida...Acho que está claro, adoro Lasanha!Y

p.s- Esta receita é para 2 pessoas. Para 4 pessoas ou mais já são necessárias umas 800gr de bacalhau.

Ao óptimo som de José Gonzalez, como o meu coração "HeartBeats"! A boa notícia é que realmente já late mais devagar.... yupiiiiii, but i keep in love!!!!

13/04/09

L’Auberge Espagnole

É por isso que ainda aqui estou nesta cidade, vi agora o filme, ri todo o tempo, e emocionei-me porque quase foi uma copia do meu 1º ano em Barcelona... desde as peripécias com as minhas casas (8 mudanças) , desde os amigos multinacionais from United Colours of Benetton, os flirts, os bares que frequento e frequentava, o final das noites loucas em alguma praça moribunda, com as minhas amiga a tentar apanhar o 1º táxi para casa (aqui tarefa difícil), terminando o caminho a pé, o restaurante mediático do filme Iposa, onde vou almoçar muitos fins de semana, entre outras coisas e é por esta magia que sigo aqui, agora é a minha 2ºcidade.....
Na minha opinião,
L’Auberge Espagnole, retrata muito melhor a cidade condal, do que Vicky Cristina Barcelona, que só mostra a alta sociedade, os melhores restaurantes, galerias, etc, apesar de serem filmes completamente diferentes, no primeiro, fala mais da vida de calle, e vês mais as ruas típicas da cidade.... Ver para entender!!!!!



Esta é alguma musica do filme, é uma delicia, clica e ouve vais amar!(faltam as latinas não encontrei)

10/04/09

Arroz de Camarão


Ahahahah... os camarões ficaram afogados no molho, para a próxima resgato uns e ponho cá em cima para a produção fotográfica... ;)
500 g de Gambas cozidas
1 chávena de arroz
4 chávenas de água
1/2 lata de tomate para fritar
1 cebola
1 alho
1 colher de margarina
azeite
sal
2 caldos de peixe e marisco
vinho branco
1 molho de coentros

1º- Fazer o fumet, eu fiz na Bimby para poder fazer outras coisas ao mesmo tempo. Colocar as cabeças sem olhos dos camarões e 450 g de água (2 chávenas), à velocidade 4, 100º, tempo 7'. Coar com a ajuda do cestinho para um recipiente e reservar.
2º- Faça o refogado com a margarina, um pouco de azeite, um pouco dos coentros, a cebola, e o alho, durante 5'. Coloque os camarões e salteie 2'. Ponha, o tomate e deixe cozinhar uns 5'.
3º- Acrescente o arroz, envolve com o refogado, e adiciona um pouco de vinho, deixando evaporar o álcool e absorver um pouco de liquido.
4º- Adicione o fumet, o resto da água a ferver, os cubos marisco e peixe, põe a tampa na panela, e deixa 12' a cozer em fogo lento. Não deixe secar, porque o arroz tem de ficar caldoso, se secar acrescente mais água quente. Verifique se necessita sal.
5º- Colocar o resto dos coentros por cima de todo o arroz e servir.