26/05/09

I'm Packing....

.... Depois de 1 semana e meia de loucos, tudo terminou bem....trabalhei no lodo... finalmente entreguei, e já apresentei o projecto, que me estava a comer a cabeça, e não fazia mais nada que pensar, escrever, fazer folhas de calculo para aqui e para ali..... Já está, acabando todo o mundo contente. Agora, o importante, é que amanhã estou a voar para o nosso céu, e a comer a minha família, e os meus amigos a beijosssss...
Outra noticia boa: AFINAL A MUSICA NUNCA PÁRA, NUNCA PAROU DE TOCAR NA MINHA VIDA..... JÁ TENHO BILHETE PARA OS U2 DIA 30/6 NO CAMP NOU...DEUS É GRANDE...
O bonito disto tudo, é que hoje quando entrei na recepção do meu trabalho, tinha um envelope em meu nome... abri, e tinha dois bilhetes para o concerto..... REACÇÃO: "AHHHHHHHHH, tengo entradas para U Two....... ahhhhh... que guayyyy .... " e os meus colegas, resposta: Como ,quien es...??? Quien son ??? Quien??? .... EU: U (yu) Two... ELES: Quien?? EU: U twoooooooo j.... ELES: Ahhhhhh j... U Dos!!!!! ahahahhahahahhaha..... Impressionante estes gajos, traduzem MESMO tudo...!!!!!
Bem, vou acabar de fazer a minha mala, e jantar fora, bem mereço.... e quando voltar a Barna, recomeço com as minhas alquimias na cozinha....e meter este blogue a andar para a frente com mais novidades...
Até à volta...

23/05/09

SUMO DE ANANÁS E LARANJA

Outro aproveitamento de frutas, que estavam à espera no frigorífico para um sumo daqueles...

150g de Água Mineral
80g de Ananás
1 Laranja
1 Lima
Adoçante
3 folhas de menta

Tudo na Bimby durante 1' à velocidade 9.
ou
Num liquidificador triturar tudo, até ficar em sumo com um aspecto homogéneo.

SOJA SALTEADA COM COGUMELOS


1 chávena de Soja de textura fina
2 chávenas de água
1 pitada de pimenta
1c. café de tomilho
1c. café de salsa
2c. chá de alho em pó
1c. sopa de raiz de gengibre ralada
2c. sopa de molho de soja
cogumelos laminados
1/2 cebola
2 dentes de alhos
2c. de sopa de azeite
  • Deitar 2 chávenas de água a ferver por cima do soja granulado, e deixar repousar durante 5'. Escorrer bem a água, apertando com as mãos . Temperar com tomilho, salsa, pimenta, alho em pó, gengibre, e molho de soja. Com as mãos misturar e espremer para a soja agarrar o sabor das especiarias.
  • Numa frigideira ou wok, fazer um refogado com os 2 dentes de alho esmagados , e a cebola cortada aos quadradinhos. Quando a cebola ficar translucida, adiciona o soja temperado, e salteia durante 2'. Em seguida coloca os cogumelos e mexendo de vez em quando, deixa cozinhar durante 10'.
  • Acompanha com arroz Basmati.

20/05/09

SUMO DE MELANCIA E LIMA

Eu já sei .... que ando muito ausente, e ultimamente ando a ser muito repetitiva com receitas de fruta. Na verdade, é o único que tenho feito para me acompanhar nesta maratona laboral por que estou a passar. A sorte é que eu tenho quem me possa ajudar se não, nem comia.... Ando quase a comer as letras do teclado à martelada, para deixar um projecto acabado até dia 25 de Maio, e depois poder ir finalmente de arrancada para Portugal, durante 7 dias.
A melancia que tinha em casa era muito má, tinha de aproveitar.... surgiu a ideia em bebida. Ficou uma delicia, auxiliou-me a refrescar as ideias enquanto trabalhava à noite no computador. Não fui eu que fiz, mas gritava para a cozinha, para dizer como se fazia, e os seus passos a seguir.... A voçês escrevo, não grito:
Desta vez a melancia em versão sumo....

1 melancia
Sumo de 1 lima descascada sem pele
1 rodela de gengibre
Adoçante ou açúcar mascavado
Folhas de menta

- Triturar tudo no liquidificador, menos as folhas de menta, até ficar sumo.
- Verificar se está bem de açúcar
- Adicionar as folhas de menta

Na BIMBY:
- Adicionar tudo, menos as folhas de lima, e a lima inteira sem pele e sem espremer o seu sumo.

- Programar 30'' à velocidade 9
- Adicionar as folhas de menta

17/05/09

SOPA FRIA DE MELOA - DIA AMARELO

Receita no Livro Base da Bimby

Importante o tipo de meloa para a sopa ficar com côr amarela. Se for a normal também é muito bom, mas com as natas ficaria branca, e desta maneira não fugimos ao motivo do dia.

1KG DE MELOA CANTALUPO -500GR DE ÁGUA COM GÁS - 100GR DE NATAS
50GR DE MIOLO DE PÃO
- Num liquidificador ou uma trituradora, triturar até ficar uma mistura homogénea, tipo em creme.
ou
- Colocar todos os ingredientes na Bimby 2' a 9 de velocidade. - Servir bem frio, deixa refrigerar 2 horas na parte mais alta do frigorífic

Aqui está o meu prato do dia Amarelo, fiz algo rápido e pratico, porque ultimamente ando sem muito tempo para dedicar-me ao blog e à cozinha. Mas não foi desculpa para não deixar algo neste dia .

15/05/09

DIA AMARELO DIA 17 DE MAIO

Boys and Grils, a amiga Rute, pediu para passar mensagem!!!... Quem quiser participar, dia 17 vai ser dedicado ao Amarelo... Por isso, pensem em preparar e publicar algo gostoso....em Amarelo, claro!

13/05/09


Afinal penso, se penso, logo existo???... este foi o meu 1º prémio, dado pela Rute do blogue Publicar para Partilhar.....sente-te retribuida, tens um blogue com umas alternativas maravilhosas, diferentes, e bem tentadoras...

Sem nenhuma ordem especifica, o prémio para as cabecinhas pensadoras são:

Os que foram premiados, pensem em levar este selinho para o vosso blog, e retribuir a outras cabeças jovens pensadoras....


Synopsis: This film is about the hunger and poverty brought about by Globalization. There are 10,000 people dying everyday due to hunger and malnutrition. This short film shows a forgotten portion of the society. The people who live on the refuse of men to survive. What is inspiring is the hope and spirituality that never left this people.

Vi esta curta-metragem, num blog em um dos voos da Andorinha des-norteada. Deixa-te a pensar o quão a comida é importante, o quanto e como nós damos zero importância, porque temos todos os dias no prato.... mas esquecemo-nos que há pessoas num cantinho, algures por aí, com falta dela... os meios que têm de recorrer são os mais escassos, para poderem alimentarem-se a elas e às suas famílias.... e realmente comovente, sentirem-se abençoados, agradecidos e em festa quando têm 1/2 coxa de frango já comida, por alguém que não acabou. Quando quem devia agradecer éramos nós, e nem nos lembramos quando deixamos comida no prato, porque depois o que sobrou vai directamente para o lixo. E o ciclo recomeça!

12/05/09

SOBRAS & APROVEITAMENTOS...UM POUCO DE TUDO

Hoje tinha um pouco de tudo para aproveitar no frigorífico, verdes e bacalhau. Como está mais calor, os alimentos frescos como os legumes, parece que não aguentam tanto como no Inverno. Então, antes que se estragasse, toca a aproveitar tudo o que é legume e vegetal fresco. E fiz, algo parecido com lasanha, mas com fatias de beringela, também acho que não é Moussaka, porque não ficou semelhante de aspecto nem de sabor. A improvisação, estava deliciosa, aprovado após provado. Em vez de usar bechamel, aproveitei o molho de camarão do outro dia, que ficou a matar com o bacalhau e os legumes.

250gr de bacalhau desfiado
1 1/2 beringela em fatias
2 tomates
1 cebola partida aos quadradinhos
1/2 alho françês às rodelas
1/4 de courgette partido aos quadradinhos
4 cogumelos grandes laminados
40gr de azeite
queijo para gratinar
2 colheres de sopa de molho de soja
salsa

1º Parte as fatias ao comprido, e salpica com sal grosso e limão. Deixa repousar durante 1h.
2º Coloca o tomate, a cebola e o azeite no copo da bimby, e tritura 5'' á velocidade 5
3º Refoga durante 7' , temperatura 100º, à velocidade 1.
4º Adiciona o alho françês, os cogumelos, e o courgette, mais o molho de soja, e programa 7', temp.100º à velocidade colher inversa.
5º Coloca o bacalhau, e programa 7' à velocidade, temperatura 100º à velocidade colher inversa. Verifica se está bem de sal. Polvilha com salsa.

À parte:
  • Lava as fatias de beringela, e seca com papel absorvente.
  • Numa frigideira, com pouco azeite, deixa a beringela tostar um pouco de um lado e do outro.
  • Numa travessa, coloca uma camada de beringela, e outra da mistura do bacalhau com os legumes. Retira o excesso de molho, antes de pôr sobre as beringelas. (Já que estamos hoje a dedicar aos aproveitamentos, guarda esse molho para um caldo de peixe) .
  • Coloca outra camada de beringelas até tapar o recheio. E verte por cima o molho de camarão ( a receita está aqui). Polvilha com um pouco de queijo gratinado.
  • Levar ao forno pré-aquecido durante 15' a 180º.
  • Acompanha com uma salada verde simples, com um pouco de sal e azeite.

AQUI NÃO SE ESTRAGA NADA...

09/05/09

SOPA FRIA DE MELANCIA E TOMATE

Hoje passei uma tarde fabulosa com uma amiga canadiana... fomos almoçar a um óptimo restaurante típico de tapas catalanas (la Bodegueta), comemos ous estrallats amb patates, cecina, e pá amb tomaca. Batemos o pé pela rua, fizemos umas compras, e falámos imenso... como ela não fala, pouco ou nada de Español, aproveitei todo o dia para praticar o meu Inglês, e reparei que se transformou em Spanglish... não tanto, mas um pouco sim, isto de eu estar com a espanholada toda a falar com o rrrrrrr super acentuado à castellana, de vez em quando dou por mim a pôr este rrrrrrrrr no Inglês. É que isto não é facil, de estar constantemente a mudar o idioma de 5' em 5'.... ora fala português que ligou a mãe, després dius unes palaures en català amb la noia de la botiga, vamos almoçar a la Bodegueta, y quedámos hablando con el camarero muy simpático que intenta explicarnos su vida. Jooooderrrrrrr.... !!!!! E o Inglês, claro, sai qualquer coisa, com tanta mistura linguística. Ela super querida dizia, até fica sexy esse sotaque... Don't worry, is beautiful!!! Ya...Como se eu fosse acreditar...

No meio do passeio, vi esta receita de raspão, numa revista que não sei qual é! Tem muita boa pinta, fácil e rápido ... "bora lá fazer :) !!!!"

500gr de melancia já descascada
250gr em tomate
1 rodela de gengibre (opcional)
3 colheradas de salsa ou coentros.
sal e pimenta
tabasco (opcional)


Num liquidificador, triturar tudo. Condimentar com sal, pimenta e uma ou duas gotas gotas de tabasco por prato. Polvilhar com os coentros ou salsa. Refrigerar mínimo durante 1hora no frigorífico. Servir bem frio.

BIMBY: Colocar no copo a melancia, os tomates, a rodela de gengibre para triturar. Programar 1', à velocidade 10. Condimentar com sal e pimenta. Polvilhar com os coentros ou a salsa. Uma ou duas gotas de tabasco por prato.Refrigerar. Mínimo durante 1 hora no frigorífico. Servir bem frio.

Super saborosa e refrescante, para repetir quantas vezes me apetecer, de entrada num jantar especial, ou numa noite quente de verão...

BENEFÍCIOS DA MELANCIA


A melancia é uma fruta extremamente saborosa, um óptimo substituto de um doce ou sobremesa, por ser refrescante, doce, e pouco calórica. Rico em Vitamina A (betacaroteno) , B, C, Fosfero, Ferro, Citrulina, Arginina.

Benefícios:
  • Previne sinais de envelhecimento
  • Ajuda a manter o cabelo, a pele, e as unhas saudáveis
  • anti -cancerígeno
  • Ajuda a eliminar o ácido úrico.
  • Auxilia no tratamento de reumatismo, tensão alta, acidez estomacal, problemas de garganta e boca.
  • A Universidade do Texas, confere à melancia semelhanças com as propriedades do viagra.
  • Ao conter citrulina, é uma substancia presente na parte branca, tem a capacidade de produzir um relaxamento dos vasos capilares.
  • Arginina, ajuda no ciclo da ureia, ajudando a eliminar o amoníaco e outros composto tóxicos do corpo
  • Possui apenas 32 calorias/100gr
  • Diuretico
  • 90% de água
Contra-indicações:
  • Pessoas com o índice glicémico alto, devem ter cuidado como tomam esta fruta, deve ser sempre acompanhada com uma fonte de proteína ou gordura vegetal. E não comer a melancia em jejum.
  • Deve ser evitado por pessoas que padeçam alergia (muito raro) à citrulina (relacionado a defeciencia da enzima arginosucinado) , e artrite reumatoide.

08/05/09

NOODLES COM MOLHO DE CAMARÃO

Esta receita foi tirada do livro de Alternativas da Bimby, pagina 62 (esparguete com camarão). Tem algumas alterações. Eu fiz mais ou menos com as quantidades que tinha disponível no momento, e outros pontos diferentes que alterei por gosto.
Acompanhei com noodles, e como sobrou imenso guardei numa caixinha para fazer com arroz basmati, ou para o molho de uma lasanha de legumes ou de peixe.

Fumet de Camarão
150gr de camarões
300gr de leite

  • Colocar as cabeças sem olhos, e as cascas dos camarões. Programar 8' a 90º velocidade 4.
  • Coar e reserve.

Ingredientes:

Camarões sem casca - 2 cebolas - 2 dentes de alho - 1 tomate- 1malagueta - 50gr de azeite -200gr de nata de soja (ou normal)- 30gr de maisena - 1 caldo de marisco -200gr de cogumelos laminados - salsa

Colocar a cebola, os alhos, a malagueta,e o tomate, triturar durante 6'' à velocidade 5. Adicionar o Azeite e refogar durante 8', temp.100º, à velocidade 1. Colocar os caldos, o fumet, a nata, e a maisena, e programar 8', temp.90º, à velocidade 3. Acrescentar os camarões, e programar 3', temp.90º, à velocidade colher inversa.Os cogumelos fiz à parte no wok, com um pouco de azeite e depois acrescentei à mistura. Polvilhei tudo com salsinha.

Noodles de arroz:

Em água a ferver, cozer os noodles durante 2'. Escorrer e servir com o molho.
Existem várias formas de fazer noodles. Outro dia, prometo deixar outra maneira.

06/05/09

SALMÃO


Este salmão, não tem nome, inventei no momento, porque não me apetecia nada insípido. Ficou um autentico manjar do Deuses. O segredo foi o tempero.
2 lombos de salmão sem espinhas
12 batatas de guarnição
1 ovo
couve flor
broculos
alho em pó
salsa
azeite
sal

  • Temperos do salmão. Marinar durante 30':
- gengibre fresco ralado
- soja
- um pouco de limão
- alho em pó
- manjericão
- Sambal Olek (comprei no carrefour, importado da Holanda)
  • Cozer as batatas, os legumes, e o ovo numa panela de água a ferver ou a vapor. Sal e azeite. Escorrer bem a água e reserva.
  • Numa frigideira, frita em pouco azeite os lombos de salmão, tosta um pouco dos lados, vertendo um pouco do molho do marinado por cima para não queimar. Tapa com uma tampa, e baixa o lume para fazer o salmão por dentro.
  • Parte as batatas e o ovo aos quadradinhos, e saltea na frigideira. Temperar com um pouco de alho em pó, e salsa.
  • Num prato servir o salmão com as batatas, e a couve flor mais os broculos com um pouco de azeite.

05/05/09

ARROZ DE PEIXE


Hoje estava com alguma falta de inspiração sem saber que fazer. Então, andei a espreitar os blogues das minhas amigas da blogoesfera, e Voilá, a Mary (Rita) tinha um arroz de peixe bem apetitoso, e coincidia com o que tinha no frigorífico... e "bora lá" pôr a Bimby a todo o vapor.
Receita para 2-3 pessoas:
4 postas de pescada desfiadas e sem espinhas
1 copo com miolo de camarão
1 copo de arroz carolino
2 copos de água quente
1 cubilete de azeite
2 tomates maduros
1 cebola
2 dentes de alho
1 caldo de peixe/marisco ou sal q.b
1 colher de café de pasta de chile
pimenta
coentros

1- Colocar no copo da Bimby, a cebola, o alho, o tomate, e o azeite. Triturar a 5'' velocidade 5.
2- Colocar no copo a "borboleta" na lâmina. Adicionar a pescada, o miolo de camarão, o arroz, o caldo, a água quente, e os temperos. Programar 12', 100º, velocidade 1.
3- Quando terminar, colocar numa travessa, e polvilhar com coentros

Quiche de Camarão


Esta tem o seu mérito, foi feito com o braço direito partido, pelo mestre das quiches e das tartes ... Isto no meu dia da preguiça, ao chegar a casa do trabalho às dez e meia da noite.
Massa Brisa (marca carrefour)
+
Gambas cozidas e peladas
feijão verde cozido
pimento vermelho em quadradinhos
1 colher de café pasta de chile
cogumelos laminados
alho françês ás rodelas fininhas
1 cebola cortada em lâminas
1 cenoura ralada
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
3 ovos batidos
natas
queijo ralado para gratinar

Fazer um refogado com a cebola, o pimento e o azeite. Adiciona os cogumelos, o alho françês, feijão verde,o gengibre, e os temperos. Saltea tudo durante 2-3'. Coloca a cenoura misturando com tudo.
Adiciona o recheio dentro da tarte, e dobra para dentro as sobras da massa.
Bate s ovos com um garfo, e verte sobre o recheio. Adiciona também um pouco de natas sobre a mistura, e ao final, polvilha cm queijo ralado.

Leva ao forno 15' a 200º.
Hoy la cocinera en casa:
2 kilos de pereza
200gr al rechazo a los restaurantes
zapatillas de andar por casa
in calle 20


03/05/09

SUMO DE MORANGO ESPECIAL (morangos e gengibre)



Este sumo foi realmente uma descoberta, uma bebida especial, uma combinação perfeita, e muito saborosa depois de um dia de praia e outra caminhada valente. Já tinha saudades destes dias ensolorados na areia, desta vez só com a companhia do meu livro, oferecido pelo dia de Sant Jordi, que me fez rir na praia sozinha... Cheguei a casa agarrei no que havia no frigorífico, e fiz parecido com o que tinha visto já há algum tempo uma receita na web da Kitchnet.
Resultado: Divinal, Genial, Inspirador, Revitalizante.
Quantidades para 3 copos de sumo:
15 morangos lavados e sem os pés.
3cm de raiz de gengibre fresco ralado
Sumo de 1 lima ou 1 limão pequeno sem albedo (sem a parte branca), e sem caroços porque quando triturados deixam um sabor amargo
5 cubos de gelo
1/2 copo de água
açúcar mascavado a gosto, ou adoçante

- Colocar num liquidificador os morangos, o gengibre ralado sem pele, o sumo espremido da lima ou do limão, o gelo, a água e o açúcar. Triturar até a mistura ficar homogénea. Provar se está bem de açúcar.
BImBy: - Colocar todos os ingredientes no copo, com o limão ou a lima inteiros, sem o albedo e os caroços. Programe 30'' à velocidade 9

MORANGOS BENEFÍCIOS

É um protector fortíssimo do organismo, é dos frutos mais ricos em vitamina C, com uma acção desintoxicante extramente profunda, limpa os radicais livres, e estimula a circulação sanguínea. É altamente diurético por ter 90% de água, é também depurativo, e para os intestinos preguiçosos é laxativo.

Por 100gr o morango possui 29kcal, e é rico em:
- Vitamina C , Silício, ácido folico, magnésio, potássio
Benefícios:
- laxante para a prisão de ventre
- auxilia nos problemas de reumatismo, cálculos renais, gota, dores artríticas
- febre tifóide
- hipertensão
- perda da tonicidade da pele
- catarro pulmonar

Contra-Indicado:
- colite
- casos de alergia
Para ti minha linda, a mais linda de todas as mães... acabei de falar contigo pelo telefone,morro de saudades tuas, mas como estamos longe uma da outra, e por isso não te posso dar beijos a cores e em 3 dimensões até ao final de Maio, ofereço-te este poema de José Letria. Fez-me lembrar quando dizes, que tens saudades nossas quando eramos pequeninos.
Quando Eu For Pequeno


Quando eu for pequeno, mãe,
quero ouvir de novo a tua voz na campânula de som dos meus dias
inquietos, apressados, fustigados pelo medo.
Subirás comigo as ruas íngremes
com a certeza dócil de que só o empedrado
e o cansaço da subida
me entregarão ao sossego do sono.
Quando eu for pequeno, mãe,
os teus olhos voltarão a ver
nem que seja o fio do destino desenhado por uma estrela cadente
no cetim azul das tardes sobre a baía dos veleiros imaginados.
Quando eu for pequeno, mãe,
nenhum de nós falará da morte,
a não ser para confirmarmos
que ela só vem quando a chamamos
e que os animais fazem um círculo
para sabermos de antemão que vai chegar.
Quando eu for pequeno, mãe,
trarei as papoilas e os búzios
para a tua mesa de tricotar encontros,
e então ficaremos debaixo de um alpendre
a ouvir uma banda a tocar
enquanto o pai ao longe nos acena,
lenço branco na mão com as iniciais bordadas,
José Jorge Letria, in "O Livro Branco da Melancolia"

02/05/09

MOUSSE DE LIMÃO


Hoje, sábado, saí de casa de manhã bem cedo ... retomei os meus treinos e aulas de yoga e pilates, após de mais 1 mês de extrema recuperação, repouso, mais 4 quilos em cima, e resultado, finalmente recuperada, mais energia e menos fatiga, fiquei super contente... depois de uma manhã energizante, e após um chai na esplanada do Habaluc, estive 3 horas na praia, tomei sol, vi gente de toda a parte do mundo, ouvi musica como sempre, comecei a ler "El arte de perder, de Lola Beccaria " e ganhei um bom tanning... ao final voltei tudo a pé para casa (+1h de caminho)...
...eu sei que já devia estar a dieta e não tenho que aumentar nem mais 1kg, mas apetece-me tanto algo fresco, que decidi-me por esta mousse de limão para comemorar o final da não dieta (hoje), e o inicio da etapa saudável-comer bem ( isso amanhã)...e depois para compensar, outra caminhada até à praia.


1 lata de leite condensado
1 pacote de natas
sumo de 3 limões
1/2 pacote bolacha Maria

1- colocar a Bolacha Maria e uns segundos à velocidade 9, para pulverizar. Reservar.
2- colocar a borboleta no copo da bimby, e adicionar o leite condensado mais as natas, e bater durante 1' à velocidade 3.
3- Programar 40'', e adicionar pouco a pouco o sumo de limão
4- Numa travessa, ou em tacinhas, alternar com a bolacha Maria, a mousse.
5- Levar ao frigorífico ou ao congelador, mínimo 2 horas. Tem de estar bem fesco.


Hoje de manhã saí muito cedo,

Por ter acordado ainda mais cedo
E não ter nada que quisesse fazer...

Não sabia que caminho tomar
Mas o vento soprava forte, varria para um lado,
E segui o caminho para onde o vento me soprava nas costas.

Assim tem sido sempre a minha vida, e
Assim quero que possa ser sempre --
Vou onde o vento me leva e não me sinto pensar.

Alberto Caeiro

01/05/09

PASTEL DE NATA GIGANTE

Com a nossa amiga Bimby tudo é possível...às voltas com vontade de algo rico e doce, enquanto fazia compras no carrefour, lembrei-me dos nossos pasteis de nata, quando me dá a saudade, vou à casa portuguesa e compro coisinhas como estas bem boas...decidi levar uma massa folhada para esta nova aventura...devem-me estar a perguntar, porque eu não faço a massa folhada na Bimby? é verdade, não é por preguiça, é porque a minha cozinha é bastante pequena, e está aritmeticamente colocada com o básico e o essencial, e a Bimby já é um capricho meu estar ali, e para tender massas, é completamente impossível, seria como fazer ginástica e manobras acrobáticas na cozinha . O facto é, para que tenhas uma casa de jeito no centro de Barcelona, tens de abdicar de uma grande cozinha, ou de uma grande casa de banho, isto para teres, o resto da casa com dimensões normais, e se queres uma super cozinha, seria um achado, e além do mais carississimo. Pelas 7 casas por onde passei em Barcelona, ainda não consegui ter uma cozinha com as dimensões realmente desejáveis.....enfim :( i miss my portuguese kitchen!!!!!

De uma mini cozinha, aqui vai um pastel de nata gigante (livro base da bimby, pág 126):

1 base de massa folhada marca carrefour
+
250g de leite
250gr de natas
175gr de açúcar
50gr de farinha
5 gemas
casca de 1/2 limão (só a parte amarela)
1 pau de canela

- Coloque no copo todos os ingredientes, menos a casca de limão e o pau de canela. Misture uns segundos à velocidade 4.
- Coloque a borboleta na lâmina. Adicione o pau de canela, a casca de limão, e programa 18', temperatura 90º, à velocidade 1 1/2.
- Retire a casca do limão e o pau de canela, e deite o preparado sem chegar aos bordos.
- Pincele o rebordo da massa com ovo para ganhar cor.
- Coloque no forno pré-aquecido a 200º durante mais ou menos 15-20', na parte baixa do forno.

Preparei este doce, ao som deste 80's maravilhoso de Ah Ha, para variar pus-me a viajar na maionese ou no pastel de nata, só me fez lembrar isto pá... rita with friends riding mountains: