28/06/09

PAELLA DE ARROZ NEGRO


Depois de 2 horas na praia e umas boas mergulhaças para acordar. Fomos ao sitio do costume, comer esta óptima paella de arroz negro. É um restaurante tasquinha, dentro do bairro da Barceloneta, na calle Sant Carles. É relativamente barato, e além do mais, come-se de maravilha. A paella por pessoa são 9€, e não fica atrás daquelas dos restaurantes com mais nome, e que são o dobro do preço.

Para quem não sabe "paella", é frigideira em catalão ou valenciano. Normalmente é usada numa frigideira de aço ou ferro, rasa e grande, para favorecer a cozedura do arroz por igual.
Paella vem do latim "Patella", significa a bandeja usada na Roma antiga, onde eram colocados as oferendas aos deuses, em rituais de fecundação da terra.

A Paella de arroz negro, é negra porque é feito com a tinta da lula ou do choco. E é acompanhado à parte com ALIOLI. É um molho de sabor muito forte, e é feito com sal, alho, azeite, maionese e uma gema de ovo. Normalmente na Catalunya e Comunidade Valenciana é usado para acompanhar com alguns arrozes, fideuás, carnes, e em Barcelona em cima do Bacalhau no forno.

Para ser sincera, estes pratos, prefiro ir ao restaurante, e não fazer....Há coisas que sabem melhor fora de casa! Mas para os mais aventureiros e menos comodista. Aqui está a receita do arroz negro:

1 kg de arroz
tinta de choco
chocos
ameijoas
alho
pimentão
2 litros de caldo de peixe
azeite
  1. Dourar os alhos cortados em laminas muito finas numa paella de azeite muito quente. Coloca a cebola também cortada muito fina, e quando estiver quase dourada, adicionamos as ameijoas, os chocos, damos umas voltas, e adicionamos o arroz com um pouco de pimentão.
  2. Vertemos o caldo de peixe e a tinta dos chocos. Deixamos fazer em fogo médio. Quando o arroz estiver ao ponto, retira do lume, e deixa repousar uns minutos.

Hoje fizemos esta amiga cor de laranja na praia...Entretivemos-nos a tirar fotos a esta joaninha de cor diferente. Aqui dão pelo nome de Mariquitas ou Catarinas!

JANTARADAS *Pasta fresca com Gambinhas salteadas*

Estas noites de fim de semana com cheiro a Verão, e jantares decididos em cima da hora, depois de um dia de praia, e uma sesta... são perfeitos. Num terraço, numa noite de 30º, regados com um bom vinho, ainda por cima, um vinho português em casa catalana, surpresa não podia ser melhor, terminando com shots de ginginha. Uma noite divertidissima entre 3 amigos. Molt bo , un sopar perfecte com sempre. Roger Moltes Gracies, amic meu....





cebola - alho - azeite - cava - gambas - passas - pasta fresca tagliatelli - sal - mistura de ervas - pimenta - natas - parmesão ralado

  1. Fazer um refogado com azeite, cebola, alho e cava.
  2. Quando a cebola tiver translúcida, saltear as gambas, e as passas.
  3. À parte, cozer a pasta fresca em água a ferver com sal, durante 4'.
  4. Saltear o Tagliatelli, com as gambas, durante 2'. Temperar com as ervas e a pimenta.
  5. Adicionar as natas, e deixar apurar durante 3'. Ao final colocar o parmesão e misturar até derreter.
  6. Acompanhar com um bom vinho tinto. Neste caso, o Mazouco do Douro.

Mais umas fotos divertidas do jantar. Para mais tarde recordar.

27/06/09

RED PARTY, RED COCKTAILS


Ontem foi festa, só de chicas na minha casa, e também com um motivo, o vermelho, lábios, unhas, vermelhas... e claro os cocktails!

E como adoro melancia, aproveitei a receita do sumo de melancia, com lima. As novidades foram, misturámos os morangos e a vodka... e muitas gargalhadas!

1 melancia
1 lima
1 cm de gengibre
morangos
250ml vodka


Tudo no copo da Bimby, 1' á velocidade 9.

Servido bem fresco, e com cubos de gelo.


Outro cocktail vermelho... de groselha!

23/06/09

Only 7 days left



Uma das minhas favoritas, uma da década dos 80. Este vídeo faz-me.....sonhar... with or without you!!!

....Through the storm we reach the shore

You gave it all but I want more And

I'm waiting for you...

18/06/09

PANGA COM MOLHO DE MARISCO II


Tanta panga, tanta panga....Isto porque, impingiram-me no outro dia este peixe no supermercado...

3 LOMBOS DE PANGA
8 BATATAS PEQUENAS CORTADAS
8 PÉS DE BROCULOS
8 PÉS DE COUVE FLOR
8 CAMARÕES
1/2 PACOTE DE SOPA DE MARISCO
4DL DE NATAS
3 GEMAS
LIMÃO
SALSA
SAL
ALHO EM PÓ

Num Pirex dispor os broculos, a couve flor, as batatas, os camarões, e o peixe temperado com sal, limão, e salsa.

À parte, numa tigela grande colocar as natas, as gemas, e a sopa de marisco. Bater com a varinha mágica até obter uma mistura homogénea.

Verter o molho de marisco sobre o preparado.

Levar ao forno 180ºc durante 35'.

16/06/09

Panga com Camarão I

3 lombos de Panga sem espinhas
10 camarões cozidos
1/2 copo de natas light
limão
alho picado
salsa
sal

1. Parte os lombos de Panga em 3 partes iguais , e tempera com pouco sal, alho picado, sumo de limão, e salsa.

2. Leva a fritar com um fio de azeite numa frigideira anti-aderente. 3' por cada lado.

3. Adiciona os camarões e salteia durante 2-3'.

4. Ao final coloca as natas por cima do peixe, e os camarões, e deixa ferver em lume baixo, durante 5'.

5. Serve com Arroz Basmati.

15/06/09

MOMENTOS SLOW MOTION

Não sei se já repararam, mas eu não tenho tido tempo para dedicar-me ao blog... Apesar de alimentar-me, não tenho passado muito tempo em casa, por causa do bom tempo, ou quando passo, levo trabalho para casa. Embora tenho estado atenta às vossas novidades culinárias, ou às desbundas intelectuais de muitos e muitas!


Obrigada, à Rita do Sabor de Aromas, e à Rute do Publicar para Partilhar, enviaram-me um desafio chamado Slow Motion. O selinho já foi transformado pela Rute por esta foto linda... As regras são:

1- Publicar o selo, e linkar o blog que o passou
2- Escolher 5 situações que mereciam ser repetidas em Slow Motion
3- Passar o desafio a outros blogs

Os Momentos são:

1º De pequena voltar a patinar todas as tardes o dobro do tempo, para aproveitar ao máximo a minha eterna amiga Rita, que já não está mais comigo,
2º com 14 anos, quando fui ao concerto de Metallica,
3º dos 22 aos 26 anos, as aventuras em viagem, quando fazia 1600km de carro com o meu melhor amigo... tudo para chegarmos ao nosso sitio favorito e atirarmos-nos de uma montanha cheia de neve....
4º a viagem que fiz pelo Sudeste Asiático. Só os momentos que andei de barco não gostaria de repetir, muito menos em slow motion, porque passei bastante mal
5º os momentos que estou com a minha família (pai, irmão, mãe...), são sempre poucos e rápidos. Como vivo longe deles, adorava poder repetir sempre que me apetecesse... em slowmotion, para trás, ou em pausa com KitKat...
...haviam muitos mais... uns que não posso contar aqui, e outros que não iam entender...e até aqueles que não vale a pena mencionar, porque tenho a sorte de repetir sempre, mas ao seu ritmo natural!

Os blogs a quem passo são:
Zari
No clearly defined boundaries
Cronicas das Horas Perdidas
Andorinha desnorteada

Blog para Nada

07/06/09

LASANHA DE SOJA E ESPINAFRES

O nosso mundo
"Que importa o mundo e as ilusões defuntas?...
Que importa o mundo seus orgulhos vãos?...
O mundo, Amor?... As nossas bocas juntas!..."
Florbela Espanca

2 copos de água a ferver
2 copos de soja granulada fina
1 bolsinha de chá masala (pode ser outro)
cogumelos
1 molho de espinafres
2 tomates pelados
1 cebola
1 alho
salsa
2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de chá de sambal
azeite
queijo para gratinar
bechamel
placas de lasanha

  • Ferver água com uma saquete de chá masala, e verter a infusão sobre a soja granulada ( ideia da amiga Rita, do Sabor de Aromas). Deixa hidratar durante 5'. Depois, escorre a água, e espreme com as mãos a soja para libertar os restos de água.

  • Num tacho, faz um refogado,com o azeite e a cebola. Acrescenta os cogumelos e deixa cozinhar com o lume alto. Adiciona o tomate, e deixa apurar durante 7'.

  • À parte, escalda as folhas de espinafres. Escorra e reserve.
  • Põe a soja granulada, e mistura tudo. Deixa cozinhar 7', mexendo de vez em quando.

  • Tempera com molho de soja, sambal e salsaMistura os espinafres com o resto e deixa saltear em lume alto durante 2'.

  • Numa travessa, coloque no fundo bechamel, as placas de lasanha, o recheio, lasanha, recheio, lasanha, e bechamel mais o queijo para gratinar.

  • Leva ao forno pré-aquecido, durante 25' a 200º

06/06/09

SALADA GREGA

4 tomates cortado às rodelas
1 pepino às rodelas
1/2 pimento vermelho cortado aos bocadinhos
queijo feta aos quadradinhos em ervas
1 colher de oregãos
flor de sal
azeite
vinagre

Num recipiente grande misture tudo. Polvilhe com os oregãos e a flor de sal. Tempere com azeite e vinagre a gosto.

AquaFit y AquaPower: tus aliados para ponerte en forma

AquaFit y AquaPower: tus aliados para ponerte en forma: "AquaFit y AquaPower: tus aliados para ponerte en forma

Texto: Rita Joao Evangelista Martins ( Eu) y Olga López Sánchez Información: Grupo Holmes Place / Europolis Artículo cedido por Cosmowellness


El Aquafit es una actividad dirigida que aparece en los programas de casi todos los clubes que disponen de piscina en sus instalaciones. Es una actividad que la puede realizar todo el mundo: hombres, mujeres, personas mayores y jóvenes, sedentarios o atletas, personas con problemas de salud (artrosis, problemas cardíacos, hipertensos, etc.), personas más o menos obesas, embarazadas, etc. Sólo hace falta entrar en el agua y pasarlo bien.

La sesión se divide en tres partes: un calentamiento para elevar la temperatura corporal, aumentar la frecuencia cardíaca y preparar las articulaciones para el ejercicio posterior; una parte principal que incluye un trabajo cardiovascular y un trabajo muscular; y, por último, una parte final con estiramientos y/o relajación para bajar la temperatura y la frecuencia cardíaca.



Mayor gasto calórico

Se realizan ejercicios dentro del agua, con movimientos coreografiados o no y aprovechando las características físicas del medio en el cual se realizan (principalmente efecto de resistencia y flotación del agua).

Las actividades acuáticas tienen un atractivo especial en relación a las actividades en tierra debido a las propiedades del medio en el cual se llevan a cabo.
El medio acuático hace que el peso corporal sea diminuido en un 90%. Una persona al caminar o correr en una cinta o haciendo una clase de aeróbic, sufre impactos articulares, y si es una persona con sobrepeso, aún lo siente más. Además, el agua es más viscosa y resistente que el aire, entonces al ejercitarse en este medio a la misma velocidad que en el aire, el gasto calórico es mayor.
Innumerables beneficios
Los resultados que se pueden conseguir con la práctica regular del Aquafit son muchos. Entre ellos, una mejora de la condición física general, mejora de la capacidad cardio-respiratoria, fortalecimiento y aumento de la resistencia muscular, mejora el equilibrio muscular y postural, adelgazamiento, rehabilitación física, reducción del estrés y mejora de la conciliación del sueño.Mucha gente se equivoca al pensar que esta actividad es sólo para mujeres mayores. Dependiendo del público que la realice, se puede variar la intensidad y jugar con varios factores para conseguir una mayor o menor dificultad de la sesión. Además, para mejorar, complementar y diversificar el entreno en el agua, se pueden utilizar distintos materiales como churros, mancuernas, pelotas, guantes, manoplas, cinturones de flotación, steps, etc.

AquaPower
El AquaPower, como el propio nombre indica, es una clase con una intensidad más elevada, que incluye un trabajo para fortalecer los principales grupos musculares y un trabajo cardiovascular de intensidad moderada y alta sin usar materiales de resistencia.
El programa AquaPower está diseñado a partir de un estudio fisiológico, teniendo en cuenta los beneficios que el medio acuático ofrece, y se realiza una coreografía, que se modificará cada 3 meses con la finalidad que el organismo tenga tiempo para adaptarse gradualmente al esfuerzo.

03/06/09

Programa das festas


Programa das festas, depois de 2 ManyDj´s no Casino Estoril sempre a curtir, e sempre com a minha companheira de guerras musicais ao lado, e como ela diz, because the music make the people come together..... ela é a sortuda que vai voar até Barna para ver comigo U2 no Camp Nou e a Madonna 21 dias depois. E em Agosto há mais, ainda não sei bem o que vai ser, mas algo vai haver em Portugal...

PESCADA EM PAPELOTE AO VAPOR



Cozinha saudável para depois de umas mini ferias hiper mega gastronómicas, entre a minha festa de anos, o casamento do meu melhor amigo, e jantaradas na casa da mãe... cheguei a Barcelona quase a rebolar.... Soube mesmo bem, estar com toda a gente, e aproveitar a nossa praia até ficar como uma Konguita...
ovos
lombos de pescada
batatas d guarnição
cenouras
broculos
couve flor
azeite
sal- pimenta
alho
coentros
1. Ponha os coentros e o alho e triture à velocidade 5 alguns segundos. Ponha sobre os lombos de pescada dentro das caixinhas de alumínio com um bocadinho de azeite e sal. Coloque os ovos e a pescada no tabuleiro da varoma.
2. Arranje as batatas, as cenouras, os broculos e a couve flor, e coloque sobre o tabuleiro de cima da varoma, ponha um bocadinho de sal por cima, e um fio de azeite.
3. Ponha o copo com 800gr de água, e coloque a varoma por cima e bem fechada. Programe 30' à velocidade 1, Temp. Varoma.