19/07/09

TANDOORI CHICKEN


1 frango cortado em bocados e sem pele
1 iogurte natural
sal e pimenta
1/4 de copo de sumo e limão
1/2 colher de alho em pó
1 colher e pimentão
1 pitada de gengibre moido
1 pitada de comino
coentros



  • Colocar os bocados de frango, bem lavados e secos, numa travessa com azeite.

  • Misturar todos os ingredientes numa trituradora até obter uma mistura homogénea, e verter sobre o frango de maneira a cobrir por completo.

  • Tapar com papel transparente levar ao frigorífico e deixar marinar durante 1 dia ou 1 noite mínimo, dando a volta ao frango varia vezes durante esse tempo.

  • Passado esse tempo, e destapar a travessa. Levar ao forno a assar a 180º durante 45', até que fique dourado e bem feito por dentro.

  • Podes-se acompanhar com uma salada, menestra de verdura, ou um arroz basmati.

PÃO NAAN


Estes paezinhos são tipicos da India. Servem para acompanhar com os pratos de caril. A receita tirei sem tirar nem por da web do centro vegetariano.


350g de farinha de trigo - 150g de farinha para fazer pão (mistura à venda em supermercados) - 40g de açúcar amarelo - 30g de fermento em pó - 1 colher de chá de sal integral - 40g de margarina vegetal de cozinha - 1 colher de sopa de maisena diluída em água -100ml de iogurte de soja natural - ½ chávena de água morna


Preparação:

  • Dissolve o sal na água e coloca todos os ingredientes num recipiente.Mistura tudo com a mão até a massa ficar homogénea. Amassa um pouco até a massa obter uma consistência apropriada (se a massa estiver um pouco seca juntar um pouco de água, se estiver muito líquida acrescenta um pouco de farinha.
  • Deixa a massa descansar 2h.
  • Separa a massa em 10 bolas. Estica e molda o pão em oval.
  • Numa frigideira anti-aderente cozinha cada pão durante 2 minutos de cada lado em lume brando e tapado. Sugestão: Podes fazer estes pães simples ou temperados com ervas e especiarias; por exemplo, faz uma pasta de alho, azeite e orégãos e pincela o pão antes de o colocares na frigideira.


15/07/09

TRADICIONAL GAZPACHO ANDALUZ

Pode dizer-se, que é dos pratos principais da dieta mediterrânea. Para estes dias de calor é o tipo de comida ideal, refresca, dá energia. O gazpacho é nutritivo, hidrata e protege a pele, . Tem propriedades antioxidantes, rico em vitamina c, caroteno, bioflavonoides, fibra vegetal, gorduras poli saturadas, ferro, fosforo, cálcio, magnésio, potássio, zinco, sódio.

1 kg de tomate - 1/2 cebola -1 pimento verde pequeno - 1 pepino pequeno - 1 dente de alho - 1 copo pequeno de azeite extra - 2 colheres de sopa de vinagre de jerez - cerca de 200gr de miolo de pão - 1 pitada de sal - 1 pitada de cumino

  1. Pela o pepino e tira as pepitas, deixa repousar 20' com sal, isto para evitar uma má digestão.
  2. Corta o tomate, o pimento, o pepino, e tira a parte central do alho. Coloca tudo na liquidificadora. Junta o pão previamente escorrido e o pepino lavado para tirar o excesso de sal. Adiciona o azeite, um pouco de água, 2 colheres de vinagre de Jerez, uma pitada de sal, e uma pitada de cumino.
  3. Programa a bimby 2' à velocidade 5-8-10. Se fizeres numa liquidificadora, tritura até obter uma mistura homogénea, e coa para eliminar as sementes e as peles das verduras.
  4. Leva ao frigorifico para servir bem frio. Também pode adicionar uns cubinhos de gelo.
  5. Acompanha com pão tostado, ovo cozido, gomos de uva, ou com taquitos de jamon.

Se queres obter uma cor avermelhada, junta o azeite ao final, e depois mistura com uma espátula. Embora, o gaspacho andaluz, adiciona-se ao inicio para ligar melhor o azeite com as verduras e o pão, e por isso fica mais rosado.

INOPINO

OUTRO LADO, OUTRAS BATALHAS

Este lado não acabou, nem vai acabar, por forças maiores ou menores, o ritual culinário anda meio parado. Como o calor em terras catalanas, está por cima do 30º e a humidade por cima dos 80%, estamos mais tempo fora de casa, e mais preguiçosos que nunca, dá para perceber porque aqui a siesta é fundamental.
Enquanto isto, estou em INOPO (clica aqui) ,à mesma com Miss Rita. Desta maneira, posso separar melhor os alhos dos bugalhos.

07/07/09

" É o AmOr QuE fAz O mUnDo RoDar" in Alice no País das Maravilhas

TOFU SALTEADO COM COGUMELOS E GINGER


cebola laminada
cogumelos laminados
tofu laminado
1 cabeça de alho
gengibre ralado
sumo 1/2 lima
2 colheres de soja
2 colheres de sopa de azeite

  1. Tempere o tofu com o sumo de 1/2 lima, alho em pó, e o soja. Deixe repousar .

  2. Aquecer a frigideira com um pouco de azeite, e alourar a cebola. Quando esta tiver translúcida, adiciona-se os cogumelos e o gengibre. Deixe cozinhar em lume médio durante 5', e vá mexendo para não queimar.

  3. Adicione o tofu com o tempero da lima e a soja, e salteie. O tofu está feito quando estiver dourado de ambos os lados.

05/07/09

SALADA FRESCA DE COUS COUS E ABACATE

Este blog parece quase uma revista de música em vez de culinária, e mais uns bons meses, pode-se converter numa revista de viagens. Mas o mês de concertos ainda não terminou, ainda falta o de Madonna, Faith no More, e muitos mais até ao final de Agosto. Depois de uma semana com visitas em casa e música no coração, retomo com as delicias de Verão.



1 abacate
1/2 alho françês
salada
tomate
1/2 pimento
1 copo de cous cous
água


1- 1 chávena de couscous com um pouco de caril em pó, e oregãos. Adiciona água a ferver com sal, até tapar os couscous. Cobre a chávena e espera até a água ser absorvida. Quando já não houver água, deitar um fio de azeite, e com um garfo separar todos os grãos até ficar tudo soltinho. Deixa arrefecer um pouco para depois adicionar ou acompanhar com a salada.

2- corta o abacate, o tomate, o pimento, as folhas de alface e mistura com o cous cous.


Como ando preguiçosa, esta foi feita pelo Diogo, o Chef da casa.