08/12/09

Hoje durante uma volta por Barcelona, passeie, almocei num sitio de pizzas Argentinas, lanchei no Juice Jones, o famoso batido Sweet Kriptonite e visitei umas das livrarias da Central no Raval. Numa dessas livrarias encontrei um livro óptimo de receitas, deixo esta dica, o Livro do Jaime Olivier "Ministry of Food". Tem receitas super saudáveis, de pratos que se preparam em 20', salteados saborosos, saladas e sopas super fáceis, pratos de caril, pequenos-almoços para começar o dia. Para os que têm muita experiência pode ser um pouco limitado, mas para aqueles que se estão iniciando na cozinha, ou aqueles que estão com poucas ideias (o meu caso) e necessitam de reformar o seu reportório de culinária, pode ser perfeito.

THAI - BEST BANANA PANCAKES

04/12/09

SOPA DE ERVILHAS À MENTA


AQUI ESTÁ OUTRA RECEITA DE SOPA DE ERVILHAS QUE ME SURPREENDEU BASTANTE. TIREI DUM LIVRINHO SUPER BARATO (2€) DE RECEITAS "SOPAS RÁPIDAS". SUPER ÚTIL, PORQUE JÁ ANDAVA FARTA DAS TÍPICAS SOPAS DE VERDURAS, TÊM ÓPTIMAS SOLUÇÕES, OPÇÕES E MUITA VARIEDADE.

1LITRO DE CALDO DE GALINHA
750 GR DE ERVILHAS CONGELADAS
1 CEBOLA GRANDE
2 TIRAS COMPRIDAS D PELE DE LIMÃO
1 FOLHA DE LOURO
25GR DE MENTA
1PITADA DE SAL E PIMENTA

1. LEVA O CALDO A FERVER NUMA PANELA . ADICIONE AS ERVILHAS, A CEBOLA, A PELE DE LIMÃO, E O LOURO. FECHE A PANELA E DEIXE FERVER A MISTURA. DESTAPE E DEIXE COZER DURANTE 20' ATÉ AS ERVILHAS FICAREM MOLES.
2. RETIRE A PELE DO LIMÃO, A FOLHA DE LOURO. ADICIONE AS FOLHAS D MENTA. E PASSE PELA VARINHA MÁGICA ATÉ FICAR HOMOGÉNEA.
3.CONDIMENTE COM UMA PITADA DE SAL, E PIMENTA.

PROTEÍNAS 20GR; GORDURAS 2GR; HC 15GR; FIBRAS 15GR; COLESTEROL 13 MG
160 KCAL

Eu adaptei à Bimby e ficou deliciosa.....

23/11/09

SWEET KRIPTONIT - BATIDO DE ABACATE E PISTACHO

( A bebida é de cor verde, mas não saiu por causa do flash ! E a lambidela do lado direito é a marca de um bocado de abacate decorativo que foi comido antes da foto!)

Para quem não se lembra o Kriptonit era um mineral verde (Kriptonita) que enfraquecia o Super Homem. Com o efeitos contrários bebi uma bebida com o esse nome, por ser verde do pistacho e do abacate.

gelo
abacate
pistachos
leite de soja
açúcar de cana
Bate tudo no liquidificador e está pronto a beber!

Este batido não é da minha autoria, é dum restaurante no Raval chamado Juicy Jones, completamente vegetariano. Ali não entra nada de origem animal só vegetal. Eles têm varias combinações de bebidas óptimas, energéticas, refrescantes para o Verão e quentinhas para o Inverno.

17/11/09

TARTE FOLHADA DE CARNE PICADA




Hoje o jantar quase não saiu por culpa de um beijo roubado, a tábua de cortar o alimentos incendiou-se por uma ligeira distracção romântica. Tudo tem o seu glam, e o seu perigo há hora de fazer as coisas.

Mas o fogo felizmente foi apagado ;)
2 EMBALAGENS DE MASSA FOLHADA
400 GR DE CARNE PICADA TEMPERADA
1 CEBOLA GRANDE
2 CABEÇAS DE ALHO
1/2 ALHO FRANCÊS
1/2 COURGETE
COGUMELOS
1/2 CENOURA RALADA
POLPA DE TOMATE FRITO
MOLHO PERRIN
SAL
AZEITE
PIMENTA
1 OVO


Num tacho fazer um refogado com azeite a cebola e o alho, quando começar a ficar douradinho adiciona o alho francês às rodelas fininhas, e o courgete aos quadradinhos, e deixa saltear com o lume um pouco mais alto.

Adiciona a carne e envolve no refogado e deixa fazer mexendo todo o tempo. Deita um pouco de molho Perrin, mexe durante mais 1'. Acrescenta 2 colheres de sopa de polpa de tomate e deixa apurar com lume baixo durante 5-7'.

À parte faz um salteado de cogumelos, e ao final acrescenta com a cenoura ralada à carne. Envolve para a agarrar o sabor dos cogumelos. Reserva!

Numa forma ou num recipiente redondo ou quadrado, coloca a massa com o papel da embalagem, e pica com um garfo. Verte o recheio da carne picada e coloca a outra massa folhada por cima, pegando os lados uma da outra. Bate um ovo, e pincela por cima da tarte.

Pré- aquece o forno durante 10'. Leva ao forno durante 30' a 200º.
Acompanha com uma boa salada de tomate e mozarela com oregãos e azeite.
Opções:
Em vez de carne, pode-se fazer com frango ou com soja granulado.


16/11/09

RECYCLING DELUX




A Marta Gameiro é designer, maquilhadora, e agora criadora de magnificas t-shirts com material reciclado, cheios de cores, tecidos diferentes e confortáveis adaptados aos gostos e aos corpos de cada um. Clica aqui para conhecer este novo conceito de roupa "que respiram historias e vivências de outros tempos...."
Adorei, Amei e quando for a Lisboa no Natal vou buscar uma para mim...

No centro de Lisboa, Alvalade. Horários flexíveis.

07/11/09

RISOTTO DE ESPARGOS E COGUMELOS




ARROZ ARBÓREO
CEBOLA
3 DENTES DE ALHO
1, 5 PASTILHA DE CALDO KNORR DE VERDURAS
ESPARGOS
COGUMELOS
AZEITE
SALSA
PARMESÃO

  • NUM TACHO, DEITAR AZEITE, CEBOLA E 2 DENTES DE ALHO PARA O REFOGADO EM LUME BAIXO ATÉ A CEBOLA FICAR TRANSLÚCIDA. DEPOIS COLOCAR O ARROZ E DEIXAR FRITAR UM BOCADINHO SEM PARAR DE MEXER, E ENVOLVENDO O REFOGADO NO ARROZ.

  • À PARTE, DEIXE FERVER MAIS OU MENOS 1 LITRO D ÁGUA COM OS CALDOS KNORR.

  • DEITE UMA CONCHA E MEIA DO CALDO SOBRE O ARROZ, E NÃO PARE DE MEXER. QUANDO ESTIVER QUASE A ÁGUA ABSORVIDA, VOLTE A REPETIR. E ASSIM SUCESSIVAMENTE, ATÉ O ARROZ ESTAR AO PONTO. EU REPETI UMAS 4 VEZES

  • À PARTE NUMA FRIGIDEIRA, SALTEIE O ESPARGOS E OS COGUMELOS, COM UM POUCO DE SAL.

  • QUANDO ESTIVER ADICIONE O SALTEADO À ULTIMA VEZ QUE ADICIONE O CALDO, PARA O ARROZ AGARRAR O SABOR DOS ESPARGOS E DOS COGUMELOS.

  • AO FINAL, NÃO DEIXE ABSORVER A ÁGUA COMPLETAMENTE PARA NÃO FICAR O ARROZ MUITO SECO.

  • TEMPERE COM SALSA FRESCA PICADINHA, E UM POUCO DE PARMESÃO (OPCIONAL) AO SEU GOSTO.

DELÍCIA DE CHOCOLATE

Ontem foi os anos dum amigo de longa data que conheci ainda em Portugal, e acabámos por nos encontrar em Barcelona e trabalhar aqui juntos. Ele é um Cubano com uns belíssimos olhos azuis, com um coração enorme. E por isso quando cheguei a casa, dediquei-me a fazer o bolo ao Leo. Fiz a minha primeira delicia de chocolate, é o bolo que fica tipo mousse de chocolate por dentro. Sempre que as coisas são feitas com ilusão só podia ter saído de maravilha, aprovadíssimo por toda a gente e claro pelo Leo.

E como saí à pressa de casa, com o bolo na mão, esqueci-me da minha máquina fotográfica, por isso não tirei foto quando foi aberto. Mas garanto que estava delicioso como o próprio nome indica.....UMA DELICíA... .

Depois do jantar, e de cantar os parabéns, e como o aniversariante é Cubano, não podia faltar uma sessão de salsa, que nos fez derreter as calorias do bolo de chocolate.

LIVRO BASE DA BIMBY, PAG 124:

6 OVOS
200 GR DE AÇÚCAR
250 GR DE CHOCOLATE EM TABLETE
150 GR DE MANTEIGA
50 GR DE FARINHA
AÇÚCAR GLACE PARA ENFEITAR AO FINAL (OPCIONAL)



  • COLOQUE A BORBOLETA BEM LAVADA NA LÂMINA, DEITE AS CLARAS E PROGRAME 6 MINUTOS À VELOCIDADE 3. RETIRE PARA UMA TAÇA E RESERVE. AS CLARAS AO SEREM PASSADAS PARA UMA TAÇA DIFERENTE DAQUELA EM QUE FORAM MONTADAS TEM TÊNDENCIA A DESMANCHAR-SE, NO ENTANTO, EM QUANTO FAZ A MASSA DO BOLO VÁ DANDO VOLTAS ÀS CLARA COM UM GARFO PARA AS SEGURAR E ASSIM NÃO TEM QUE LAVAR O COPO PARA MONTAR AS CLARAS NO FIM.
  • RETIRE A BORBOLETA E DEITE NO COPO O AÇÚCAR, AS GEMAS E A MANTEIGA E PROGRAME 5' TEMP 70º, VELOC.4.
  • ADICIONE O CHOCOLATE, E ESPERE QUE SE FUNDA, E MISTURE 20'', VEL.5.
  • ADICIONE POR FIM A FARINHA E MISTURE 10'' À VEL 5.
  • VOLTE A COLOCAR A BORBOLETA E ENVOLVA AS CLARAS NA VEL 2 1/2.
  • DEITE NUMA FORMA DE ABRIR E LEVE AO FORNO PRÉ AQUECIDO A 200º DURANTE 10'. EU PUS NA FORMA PAPEL DE IR AO FORNO PARA SER MAIS FACIAL TIRAR O BOLO.
  • ESTE BOLO COZE MUITO POUCO TEMPO. MAL ESTEJA COZIDO DOS LADOS, RETIRA-SE, POIS O INTERIOR É COMO SE FOSSE UMA MOUSSE.
A MINHA TIA FAZ SEMPRE ESTE BOLO, E ANTES DE PÔR MÃOS À OBRA LIGUEI PARA PEDIR-LHE ALGUMA SUGESTÃO.... ENTÃO AQUI VAI A DICA: QUANDO O BOLO SAI DO FORNO, COLOCAR DE IMEDIATO DENTRO DO CONGELADOR 30', PORQUE AINDA CONTINUA A COZINHAR, E DESTA MANEIRA CORTA DE IMEDIATO A COZEDURA. DEPOIS VAI AO FRIGORÍFICO, E 1HORA ANTES DE COMER TIRAR PARA FICAR À TEMPERATURA AMBIENTE .

30/10/09

ATUM TARTARE


Para 2 pessoas:

  • um bife de atum com 2cm de altura
  • 1 lima
  • raspa de 1 lima
  • alcaparras
  • pepinillos em vinagre
  • sumo 1/2 lima
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de soja
  • coentros
  • flor de sal q.b.
  • pimenta q.b.
  1. Cortar o naco de atum em fatias, e dessas fatias não muito finas e fazer cubos pequeninos. Colocar num recipiente.
  2. Temperar com flor de sal e pimenta
  3. Deitar a raspa, e espremer meia lima
  4. Temperar com o azeite e depois o molho de soja
  5. Voltar a misturar com cuidado
  6. Adicionar o Pepinillo e as Alcaparras
  7. Dar o toque final com coentros

Em vez de ser com atum pode ser feito com Salmão.

SOPA DE ERVILHAS COM COENTROS



Hoje saí do trabalho com vontade de comer uma sopa bem verde e com sabor a coentros.
Esta receita já publiquei aqui, só fica a imagem da sopa com um toque ligeiro romântico.

10/10/09

BACALHAU À BRAZ COM GAMBINHAS



Quantidades para 2 pessoas:
150 gr de bacalhau desfiado e previamente demolhado
100 gr de gambas pequenas
2 ovos
1 colher de sopa de natas
100 gr de batata palha
1 cebola média
1 dente de alho
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta
salsa
Azeite

Num tacho, faz o refogado em lume baixo com azeite, o alho e a cebola cortada, até ficarem translúcido. Deita o bacalhau desfiado e as gambas no tacho, e envolve no refogado. Deixar fazer em lume mais alto, e ir mexendo para não queimar.
À parte, bate os ovos com um garfo, tempera com uma pitada de sal e pimenta. Adicionar uma colher de natas ao ovo, para ficar mais macio.
Quando o bacalhau e as gambas estiverem feitas, coloca as batatas, e com uma colher de pau misturar muito bem. Apaga o lume, e acrescenta o ovo e volta a envolver toda a mistura. Ao final dá um toque com salsa.

06/10/09

ESPARGOS E COGUMELOS SALTEADOS



ESPARGOS GRANDES PARTIDOS AO MEIO
COGUMELOS FRESCO LAMINADOS
3 DENTES DE ALHOS
SAL GROSSO
AZEITE


NUMA FRIGIDEIRA COM AZEITE, FAZER OS ESPARGOS E DE VEZ EM QUANDO VIRAR. DURANTE 4-5'.

ADICIONAR OS COGUMELOS E OS DENTES DE ALHOS ESMAGADOS, E TEMPERAR COM SAL. DEIXAR SALTEAR EM LUME ALTO.

30/09/09

SANGRIA DESATADA



Partir aos bocadinhos, maçãs, e laranjas. Colocar açúcar (de preferência mascavado) e misturar tudo muito bem


Juntar vinho, Sumol de laranja, ou outras bebidas a gosto.


Juntar o gelo, o pau de canela e a hortelã. Misturar com uma colher de pau.

29/09/09

CREPES DE FRANGO E VEGETAIS



Ultimamente quem anda a dar na cozinha cá de casa, é o Chef D. Eis a receita:
3 ovos
1 pitada de sal
1 chávena (chá) de farinha de trigo
1 chávena (chá) de leite
Manteiga para untar
Bata os ovos com o sal
Junte a farinha de trigo e dilua no leite.
Deixe descansar por uns 30 minutos.
Aqueça uma frigideira, unte com a manteiga e acrescente um pouco da massa.
Frite dos dois lados.
cogumelos
cebola
espargos
frango marinado em soja
cenoura ralada
Saltear numa frigideira com um pouco de azeite, a cebola, e os espargos. Depois acrescente os cogumelos e deixe durante mais 2'. Ao final acrescente o frango até tiver feito por dentro.
Enlvova o recheio com a cenoura, e enrole no crepe.
Acompanhe com uma salada de alface e tomate.

15/09/09

Salada de Frango e Espinafres c/ Molho de Iogurte


Good days!!!!! Uma salada para despedir do Verão, com tomate pêra da hortinha. Todos ao molho na cozinha, uns a arranjar o frango, outros a cortar os vegetais, a Eva a especialista no molho de iogurte, e o resto a fazer mais não sei o quê!

1 frango assado desfiado (restos)
1 bolsa de Espinafres
Tomate da hora da Várzea das Pedras
1 maçã
alface
1 iogurte
2 colheres de sopa de molho de soja
1 alho
1 colher de mostarda
1 colher de maionese (opcional)
oregãos

Cortar o tomate, pepino e a maçã às rodelas, arranjar a alface para uma saladeira, e adicionar o frango desfiado sem pele e sem ossos.
E temperar com o molho de iogurte.
Um toque final com oregãos da horta de ervas aromáticas da minha mãe.

Molho de iogurte:
Colocar num recipiente, o iogurte, maionese, mostarda, molho de soja, um dente de alho. Misturar numa liquidificadora, com a varinha magica, ou com a Bimby 10´´ à velocidade 3.

01/09/09

FRANGO À BRÁZ

É verdade, já não venho há muito tempo, mas entre as férias e a volta à rotina aqui estou de novo. Entre o meu intervalo no mês de Agosto apesar de não ter escrito nada, andei a fotografar alguns pratos de Verão que foram feitos lá em casa pelos veraneantes.



E na falta de bacalhau, uma óptima solução o frango à Braz:



Peitos de frangos cortados em tiras temperado

cebola para o refogado

batatas palha de pacote

ovos (como éramos 8 pessoas pus 10 ovos)

salsa


À parte, bater os ovos com um garfo e temperado com pimenta.
Refogar a cebola em azeite. Colocar o frango e saltear.
Uma vez refogado, envolver as batatas no frango, e adicionar os ovos mexendo sem parar. Eu como gosto das batatas mais molhadinhas, deixo estar o ovos em pouco contacto com o lume.
Temperar ao final com salsa e acompanhar com uma óptima salada de alface.

19/07/09

TANDOORI CHICKEN


1 frango cortado em bocados e sem pele
1 iogurte natural
sal e pimenta
1/4 de copo de sumo e limão
1/2 colher de alho em pó
1 colher e pimentão
1 pitada de gengibre moido
1 pitada de comino
coentros



  • Colocar os bocados de frango, bem lavados e secos, numa travessa com azeite.

  • Misturar todos os ingredientes numa trituradora até obter uma mistura homogénea, e verter sobre o frango de maneira a cobrir por completo.

  • Tapar com papel transparente levar ao frigorífico e deixar marinar durante 1 dia ou 1 noite mínimo, dando a volta ao frango varia vezes durante esse tempo.

  • Passado esse tempo, e destapar a travessa. Levar ao forno a assar a 180º durante 45', até que fique dourado e bem feito por dentro.

  • Podes-se acompanhar com uma salada, menestra de verdura, ou um arroz basmati.

PÃO NAAN


Estes paezinhos são tipicos da India. Servem para acompanhar com os pratos de caril. A receita tirei sem tirar nem por da web do centro vegetariano.


350g de farinha de trigo - 150g de farinha para fazer pão (mistura à venda em supermercados) - 40g de açúcar amarelo - 30g de fermento em pó - 1 colher de chá de sal integral - 40g de margarina vegetal de cozinha - 1 colher de sopa de maisena diluída em água -100ml de iogurte de soja natural - ½ chávena de água morna


Preparação:

  • Dissolve o sal na água e coloca todos os ingredientes num recipiente.Mistura tudo com a mão até a massa ficar homogénea. Amassa um pouco até a massa obter uma consistência apropriada (se a massa estiver um pouco seca juntar um pouco de água, se estiver muito líquida acrescenta um pouco de farinha.
  • Deixa a massa descansar 2h.
  • Separa a massa em 10 bolas. Estica e molda o pão em oval.
  • Numa frigideira anti-aderente cozinha cada pão durante 2 minutos de cada lado em lume brando e tapado. Sugestão: Podes fazer estes pães simples ou temperados com ervas e especiarias; por exemplo, faz uma pasta de alho, azeite e orégãos e pincela o pão antes de o colocares na frigideira.


15/07/09

TRADICIONAL GAZPACHO ANDALUZ

Pode dizer-se, que é dos pratos principais da dieta mediterrânea. Para estes dias de calor é o tipo de comida ideal, refresca, dá energia. O gazpacho é nutritivo, hidrata e protege a pele, . Tem propriedades antioxidantes, rico em vitamina c, caroteno, bioflavonoides, fibra vegetal, gorduras poli saturadas, ferro, fosforo, cálcio, magnésio, potássio, zinco, sódio.

1 kg de tomate - 1/2 cebola -1 pimento verde pequeno - 1 pepino pequeno - 1 dente de alho - 1 copo pequeno de azeite extra - 2 colheres de sopa de vinagre de jerez - cerca de 200gr de miolo de pão - 1 pitada de sal - 1 pitada de cumino

  1. Pela o pepino e tira as pepitas, deixa repousar 20' com sal, isto para evitar uma má digestão.
  2. Corta o tomate, o pimento, o pepino, e tira a parte central do alho. Coloca tudo na liquidificadora. Junta o pão previamente escorrido e o pepino lavado para tirar o excesso de sal. Adiciona o azeite, um pouco de água, 2 colheres de vinagre de Jerez, uma pitada de sal, e uma pitada de cumino.
  3. Programa a bimby 2' à velocidade 5-8-10. Se fizeres numa liquidificadora, tritura até obter uma mistura homogénea, e coa para eliminar as sementes e as peles das verduras.
  4. Leva ao frigorifico para servir bem frio. Também pode adicionar uns cubinhos de gelo.
  5. Acompanha com pão tostado, ovo cozido, gomos de uva, ou com taquitos de jamon.

Se queres obter uma cor avermelhada, junta o azeite ao final, e depois mistura com uma espátula. Embora, o gaspacho andaluz, adiciona-se ao inicio para ligar melhor o azeite com as verduras e o pão, e por isso fica mais rosado.

INOPINO

OUTRO LADO, OUTRAS BATALHAS

Este lado não acabou, nem vai acabar, por forças maiores ou menores, o ritual culinário anda meio parado. Como o calor em terras catalanas, está por cima do 30º e a humidade por cima dos 80%, estamos mais tempo fora de casa, e mais preguiçosos que nunca, dá para perceber porque aqui a siesta é fundamental.
Enquanto isto, estou em INOPO (clica aqui) ,à mesma com Miss Rita. Desta maneira, posso separar melhor os alhos dos bugalhos.

07/07/09

" É o AmOr QuE fAz O mUnDo RoDar" in Alice no País das Maravilhas

TOFU SALTEADO COM COGUMELOS E GINGER


cebola laminada
cogumelos laminados
tofu laminado
1 cabeça de alho
gengibre ralado
sumo 1/2 lima
2 colheres de soja
2 colheres de sopa de azeite

  1. Tempere o tofu com o sumo de 1/2 lima, alho em pó, e o soja. Deixe repousar .

  2. Aquecer a frigideira com um pouco de azeite, e alourar a cebola. Quando esta tiver translúcida, adiciona-se os cogumelos e o gengibre. Deixe cozinhar em lume médio durante 5', e vá mexendo para não queimar.

  3. Adicione o tofu com o tempero da lima e a soja, e salteie. O tofu está feito quando estiver dourado de ambos os lados.

05/07/09

SALADA FRESCA DE COUS COUS E ABACATE

Este blog parece quase uma revista de música em vez de culinária, e mais uns bons meses, pode-se converter numa revista de viagens. Mas o mês de concertos ainda não terminou, ainda falta o de Madonna, Faith no More, e muitos mais até ao final de Agosto. Depois de uma semana com visitas em casa e música no coração, retomo com as delicias de Verão.



1 abacate
1/2 alho françês
salada
tomate
1/2 pimento
1 copo de cous cous
água


1- 1 chávena de couscous com um pouco de caril em pó, e oregãos. Adiciona água a ferver com sal, até tapar os couscous. Cobre a chávena e espera até a água ser absorvida. Quando já não houver água, deitar um fio de azeite, e com um garfo separar todos os grãos até ficar tudo soltinho. Deixa arrefecer um pouco para depois adicionar ou acompanhar com a salada.

2- corta o abacate, o tomate, o pimento, as folhas de alface e mistura com o cous cous.


Como ando preguiçosa, esta foi feita pelo Diogo, o Chef da casa.

28/06/09

PAELLA DE ARROZ NEGRO


Depois de 2 horas na praia e umas boas mergulhaças para acordar. Fomos ao sitio do costume, comer esta óptima paella de arroz negro. É um restaurante tasquinha, dentro do bairro da Barceloneta, na calle Sant Carles. É relativamente barato, e além do mais, come-se de maravilha. A paella por pessoa são 9€, e não fica atrás daquelas dos restaurantes com mais nome, e que são o dobro do preço.

Para quem não sabe "paella", é frigideira em catalão ou valenciano. Normalmente é usada numa frigideira de aço ou ferro, rasa e grande, para favorecer a cozedura do arroz por igual.
Paella vem do latim "Patella", significa a bandeja usada na Roma antiga, onde eram colocados as oferendas aos deuses, em rituais de fecundação da terra.

A Paella de arroz negro, é negra porque é feito com a tinta da lula ou do choco. E é acompanhado à parte com ALIOLI. É um molho de sabor muito forte, e é feito com sal, alho, azeite, maionese e uma gema de ovo. Normalmente na Catalunya e Comunidade Valenciana é usado para acompanhar com alguns arrozes, fideuás, carnes, e em Barcelona em cima do Bacalhau no forno.

Para ser sincera, estes pratos, prefiro ir ao restaurante, e não fazer....Há coisas que sabem melhor fora de casa! Mas para os mais aventureiros e menos comodista. Aqui está a receita do arroz negro:

1 kg de arroz
tinta de choco
chocos
ameijoas
alho
pimentão
2 litros de caldo de peixe
azeite
  1. Dourar os alhos cortados em laminas muito finas numa paella de azeite muito quente. Coloca a cebola também cortada muito fina, e quando estiver quase dourada, adicionamos as ameijoas, os chocos, damos umas voltas, e adicionamos o arroz com um pouco de pimentão.
  2. Vertemos o caldo de peixe e a tinta dos chocos. Deixamos fazer em fogo médio. Quando o arroz estiver ao ponto, retira do lume, e deixa repousar uns minutos.

Hoje fizemos esta amiga cor de laranja na praia...Entretivemos-nos a tirar fotos a esta joaninha de cor diferente. Aqui dão pelo nome de Mariquitas ou Catarinas!

JANTARADAS *Pasta fresca com Gambinhas salteadas*

Estas noites de fim de semana com cheiro a Verão, e jantares decididos em cima da hora, depois de um dia de praia, e uma sesta... são perfeitos. Num terraço, numa noite de 30º, regados com um bom vinho, ainda por cima, um vinho português em casa catalana, surpresa não podia ser melhor, terminando com shots de ginginha. Uma noite divertidissima entre 3 amigos. Molt bo , un sopar perfecte com sempre. Roger Moltes Gracies, amic meu....





cebola - alho - azeite - cava - gambas - passas - pasta fresca tagliatelli - sal - mistura de ervas - pimenta - natas - parmesão ralado

  1. Fazer um refogado com azeite, cebola, alho e cava.
  2. Quando a cebola tiver translúcida, saltear as gambas, e as passas.
  3. À parte, cozer a pasta fresca em água a ferver com sal, durante 4'.
  4. Saltear o Tagliatelli, com as gambas, durante 2'. Temperar com as ervas e a pimenta.
  5. Adicionar as natas, e deixar apurar durante 3'. Ao final colocar o parmesão e misturar até derreter.
  6. Acompanhar com um bom vinho tinto. Neste caso, o Mazouco do Douro.

Mais umas fotos divertidas do jantar. Para mais tarde recordar.

27/06/09

RED PARTY, RED COCKTAILS


Ontem foi festa, só de chicas na minha casa, e também com um motivo, o vermelho, lábios, unhas, vermelhas... e claro os cocktails!

E como adoro melancia, aproveitei a receita do sumo de melancia, com lima. As novidades foram, misturámos os morangos e a vodka... e muitas gargalhadas!

1 melancia
1 lima
1 cm de gengibre
morangos
250ml vodka


Tudo no copo da Bimby, 1' á velocidade 9.

Servido bem fresco, e com cubos de gelo.


Outro cocktail vermelho... de groselha!

23/06/09

Only 7 days left



Uma das minhas favoritas, uma da década dos 80. Este vídeo faz-me.....sonhar... with or without you!!!

....Through the storm we reach the shore

You gave it all but I want more And

I'm waiting for you...

18/06/09

PANGA COM MOLHO DE MARISCO II


Tanta panga, tanta panga....Isto porque, impingiram-me no outro dia este peixe no supermercado...

3 LOMBOS DE PANGA
8 BATATAS PEQUENAS CORTADAS
8 PÉS DE BROCULOS
8 PÉS DE COUVE FLOR
8 CAMARÕES
1/2 PACOTE DE SOPA DE MARISCO
4DL DE NATAS
3 GEMAS
LIMÃO
SALSA
SAL
ALHO EM PÓ

Num Pirex dispor os broculos, a couve flor, as batatas, os camarões, e o peixe temperado com sal, limão, e salsa.

À parte, numa tigela grande colocar as natas, as gemas, e a sopa de marisco. Bater com a varinha mágica até obter uma mistura homogénea.

Verter o molho de marisco sobre o preparado.

Levar ao forno 180ºc durante 35'.

16/06/09

Panga com Camarão I

3 lombos de Panga sem espinhas
10 camarões cozidos
1/2 copo de natas light
limão
alho picado
salsa
sal

1. Parte os lombos de Panga em 3 partes iguais , e tempera com pouco sal, alho picado, sumo de limão, e salsa.

2. Leva a fritar com um fio de azeite numa frigideira anti-aderente. 3' por cada lado.

3. Adiciona os camarões e salteia durante 2-3'.

4. Ao final coloca as natas por cima do peixe, e os camarões, e deixa ferver em lume baixo, durante 5'.

5. Serve com Arroz Basmati.

15/06/09

MOMENTOS SLOW MOTION

Não sei se já repararam, mas eu não tenho tido tempo para dedicar-me ao blog... Apesar de alimentar-me, não tenho passado muito tempo em casa, por causa do bom tempo, ou quando passo, levo trabalho para casa. Embora tenho estado atenta às vossas novidades culinárias, ou às desbundas intelectuais de muitos e muitas!


Obrigada, à Rita do Sabor de Aromas, e à Rute do Publicar para Partilhar, enviaram-me um desafio chamado Slow Motion. O selinho já foi transformado pela Rute por esta foto linda... As regras são:

1- Publicar o selo, e linkar o blog que o passou
2- Escolher 5 situações que mereciam ser repetidas em Slow Motion
3- Passar o desafio a outros blogs

Os Momentos são:

1º De pequena voltar a patinar todas as tardes o dobro do tempo, para aproveitar ao máximo a minha eterna amiga Rita, que já não está mais comigo,
2º com 14 anos, quando fui ao concerto de Metallica,
3º dos 22 aos 26 anos, as aventuras em viagem, quando fazia 1600km de carro com o meu melhor amigo... tudo para chegarmos ao nosso sitio favorito e atirarmos-nos de uma montanha cheia de neve....
4º a viagem que fiz pelo Sudeste Asiático. Só os momentos que andei de barco não gostaria de repetir, muito menos em slow motion, porque passei bastante mal
5º os momentos que estou com a minha família (pai, irmão, mãe...), são sempre poucos e rápidos. Como vivo longe deles, adorava poder repetir sempre que me apetecesse... em slowmotion, para trás, ou em pausa com KitKat...
...haviam muitos mais... uns que não posso contar aqui, e outros que não iam entender...e até aqueles que não vale a pena mencionar, porque tenho a sorte de repetir sempre, mas ao seu ritmo natural!

Os blogs a quem passo são:
Zari
No clearly defined boundaries
Cronicas das Horas Perdidas
Andorinha desnorteada

Blog para Nada

07/06/09

LASANHA DE SOJA E ESPINAFRES

O nosso mundo
"Que importa o mundo e as ilusões defuntas?...
Que importa o mundo seus orgulhos vãos?...
O mundo, Amor?... As nossas bocas juntas!..."
Florbela Espanca

2 copos de água a ferver
2 copos de soja granulada fina
1 bolsinha de chá masala (pode ser outro)
cogumelos
1 molho de espinafres
2 tomates pelados
1 cebola
1 alho
salsa
2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de chá de sambal
azeite
queijo para gratinar
bechamel
placas de lasanha

  • Ferver água com uma saquete de chá masala, e verter a infusão sobre a soja granulada ( ideia da amiga Rita, do Sabor de Aromas). Deixa hidratar durante 5'. Depois, escorre a água, e espreme com as mãos a soja para libertar os restos de água.

  • Num tacho, faz um refogado,com o azeite e a cebola. Acrescenta os cogumelos e deixa cozinhar com o lume alto. Adiciona o tomate, e deixa apurar durante 7'.

  • À parte, escalda as folhas de espinafres. Escorra e reserve.
  • Põe a soja granulada, e mistura tudo. Deixa cozinhar 7', mexendo de vez em quando.

  • Tempera com molho de soja, sambal e salsaMistura os espinafres com o resto e deixa saltear em lume alto durante 2'.

  • Numa travessa, coloque no fundo bechamel, as placas de lasanha, o recheio, lasanha, recheio, lasanha, e bechamel mais o queijo para gratinar.

  • Leva ao forno pré-aquecido, durante 25' a 200º

06/06/09

SALADA GREGA

4 tomates cortado às rodelas
1 pepino às rodelas
1/2 pimento vermelho cortado aos bocadinhos
queijo feta aos quadradinhos em ervas
1 colher de oregãos
flor de sal
azeite
vinagre

Num recipiente grande misture tudo. Polvilhe com os oregãos e a flor de sal. Tempere com azeite e vinagre a gosto.

AquaFit y AquaPower: tus aliados para ponerte en forma

AquaFit y AquaPower: tus aliados para ponerte en forma: "AquaFit y AquaPower: tus aliados para ponerte en forma

Texto: Rita Joao Evangelista Martins ( Eu) y Olga López Sánchez Información: Grupo Holmes Place / Europolis Artículo cedido por Cosmowellness


El Aquafit es una actividad dirigida que aparece en los programas de casi todos los clubes que disponen de piscina en sus instalaciones. Es una actividad que la puede realizar todo el mundo: hombres, mujeres, personas mayores y jóvenes, sedentarios o atletas, personas con problemas de salud (artrosis, problemas cardíacos, hipertensos, etc.), personas más o menos obesas, embarazadas, etc. Sólo hace falta entrar en el agua y pasarlo bien.

La sesión se divide en tres partes: un calentamiento para elevar la temperatura corporal, aumentar la frecuencia cardíaca y preparar las articulaciones para el ejercicio posterior; una parte principal que incluye un trabajo cardiovascular y un trabajo muscular; y, por último, una parte final con estiramientos y/o relajación para bajar la temperatura y la frecuencia cardíaca.



Mayor gasto calórico

Se realizan ejercicios dentro del agua, con movimientos coreografiados o no y aprovechando las características físicas del medio en el cual se realizan (principalmente efecto de resistencia y flotación del agua).

Las actividades acuáticas tienen un atractivo especial en relación a las actividades en tierra debido a las propiedades del medio en el cual se llevan a cabo.
El medio acuático hace que el peso corporal sea diminuido en un 90%. Una persona al caminar o correr en una cinta o haciendo una clase de aeróbic, sufre impactos articulares, y si es una persona con sobrepeso, aún lo siente más. Además, el agua es más viscosa y resistente que el aire, entonces al ejercitarse en este medio a la misma velocidad que en el aire, el gasto calórico es mayor.
Innumerables beneficios
Los resultados que se pueden conseguir con la práctica regular del Aquafit son muchos. Entre ellos, una mejora de la condición física general, mejora de la capacidad cardio-respiratoria, fortalecimiento y aumento de la resistencia muscular, mejora el equilibrio muscular y postural, adelgazamiento, rehabilitación física, reducción del estrés y mejora de la conciliación del sueño.Mucha gente se equivoca al pensar que esta actividad es sólo para mujeres mayores. Dependiendo del público que la realice, se puede variar la intensidad y jugar con varios factores para conseguir una mayor o menor dificultad de la sesión. Además, para mejorar, complementar y diversificar el entreno en el agua, se pueden utilizar distintos materiales como churros, mancuernas, pelotas, guantes, manoplas, cinturones de flotación, steps, etc.

AquaPower
El AquaPower, como el propio nombre indica, es una clase con una intensidad más elevada, que incluye un trabajo para fortalecer los principales grupos musculares y un trabajo cardiovascular de intensidad moderada y alta sin usar materiales de resistencia.
El programa AquaPower está diseñado a partir de un estudio fisiológico, teniendo en cuenta los beneficios que el medio acuático ofrece, y se realiza una coreografía, que se modificará cada 3 meses con la finalidad que el organismo tenga tiempo para adaptarse gradualmente al esfuerzo.

03/06/09

Programa das festas


Programa das festas, depois de 2 ManyDj´s no Casino Estoril sempre a curtir, e sempre com a minha companheira de guerras musicais ao lado, e como ela diz, because the music make the people come together..... ela é a sortuda que vai voar até Barna para ver comigo U2 no Camp Nou e a Madonna 21 dias depois. E em Agosto há mais, ainda não sei bem o que vai ser, mas algo vai haver em Portugal...

PESCADA EM PAPELOTE AO VAPOR



Cozinha saudável para depois de umas mini ferias hiper mega gastronómicas, entre a minha festa de anos, o casamento do meu melhor amigo, e jantaradas na casa da mãe... cheguei a Barcelona quase a rebolar.... Soube mesmo bem, estar com toda a gente, e aproveitar a nossa praia até ficar como uma Konguita...
ovos
lombos de pescada
batatas d guarnição
cenouras
broculos
couve flor
azeite
sal- pimenta
alho
coentros
1. Ponha os coentros e o alho e triture à velocidade 5 alguns segundos. Ponha sobre os lombos de pescada dentro das caixinhas de alumínio com um bocadinho de azeite e sal. Coloque os ovos e a pescada no tabuleiro da varoma.
2. Arranje as batatas, as cenouras, os broculos e a couve flor, e coloque sobre o tabuleiro de cima da varoma, ponha um bocadinho de sal por cima, e um fio de azeite.
3. Ponha o copo com 800gr de água, e coloque a varoma por cima e bem fechada. Programe 30' à velocidade 1, Temp. Varoma.

26/05/09

I'm Packing....

.... Depois de 1 semana e meia de loucos, tudo terminou bem....trabalhei no lodo... finalmente entreguei, e já apresentei o projecto, que me estava a comer a cabeça, e não fazia mais nada que pensar, escrever, fazer folhas de calculo para aqui e para ali..... Já está, acabando todo o mundo contente. Agora, o importante, é que amanhã estou a voar para o nosso céu, e a comer a minha família, e os meus amigos a beijosssss...
Outra noticia boa: AFINAL A MUSICA NUNCA PÁRA, NUNCA PAROU DE TOCAR NA MINHA VIDA..... JÁ TENHO BILHETE PARA OS U2 DIA 30/6 NO CAMP NOU...DEUS É GRANDE...
O bonito disto tudo, é que hoje quando entrei na recepção do meu trabalho, tinha um envelope em meu nome... abri, e tinha dois bilhetes para o concerto..... REACÇÃO: "AHHHHHHHHH, tengo entradas para U Two....... ahhhhh... que guayyyy .... " e os meus colegas, resposta: Como ,quien es...??? Quien son ??? Quien??? .... EU: U (yu) Two... ELES: Quien?? EU: U twoooooooo j.... ELES: Ahhhhhh j... U Dos!!!!! ahahahhahahahhaha..... Impressionante estes gajos, traduzem MESMO tudo...!!!!!
Bem, vou acabar de fazer a minha mala, e jantar fora, bem mereço.... e quando voltar a Barna, recomeço com as minhas alquimias na cozinha....e meter este blogue a andar para a frente com mais novidades...
Até à volta...

23/05/09

SUMO DE ANANÁS E LARANJA

Outro aproveitamento de frutas, que estavam à espera no frigorífico para um sumo daqueles...

150g de Água Mineral
80g de Ananás
1 Laranja
1 Lima
Adoçante
3 folhas de menta

Tudo na Bimby durante 1' à velocidade 9.
ou
Num liquidificador triturar tudo, até ficar em sumo com um aspecto homogéneo.

SOJA SALTEADA COM COGUMELOS


1 chávena de Soja de textura fina
2 chávenas de água
1 pitada de pimenta
1c. café de tomilho
1c. café de salsa
2c. chá de alho em pó
1c. sopa de raiz de gengibre ralada
2c. sopa de molho de soja
cogumelos laminados
1/2 cebola
2 dentes de alhos
2c. de sopa de azeite
  • Deitar 2 chávenas de água a ferver por cima do soja granulado, e deixar repousar durante 5'. Escorrer bem a água, apertando com as mãos . Temperar com tomilho, salsa, pimenta, alho em pó, gengibre, e molho de soja. Com as mãos misturar e espremer para a soja agarrar o sabor das especiarias.
  • Numa frigideira ou wok, fazer um refogado com os 2 dentes de alho esmagados , e a cebola cortada aos quadradinhos. Quando a cebola ficar translucida, adiciona o soja temperado, e salteia durante 2'. Em seguida coloca os cogumelos e mexendo de vez em quando, deixa cozinhar durante 10'.
  • Acompanha com arroz Basmati.

20/05/09

SUMO DE MELANCIA E LIMA

Eu já sei .... que ando muito ausente, e ultimamente ando a ser muito repetitiva com receitas de fruta. Na verdade, é o único que tenho feito para me acompanhar nesta maratona laboral por que estou a passar. A sorte é que eu tenho quem me possa ajudar se não, nem comia.... Ando quase a comer as letras do teclado à martelada, para deixar um projecto acabado até dia 25 de Maio, e depois poder ir finalmente de arrancada para Portugal, durante 7 dias.
A melancia que tinha em casa era muito má, tinha de aproveitar.... surgiu a ideia em bebida. Ficou uma delicia, auxiliou-me a refrescar as ideias enquanto trabalhava à noite no computador. Não fui eu que fiz, mas gritava para a cozinha, para dizer como se fazia, e os seus passos a seguir.... A voçês escrevo, não grito:
Desta vez a melancia em versão sumo....

1 melancia
Sumo de 1 lima descascada sem pele
1 rodela de gengibre
Adoçante ou açúcar mascavado
Folhas de menta

- Triturar tudo no liquidificador, menos as folhas de menta, até ficar sumo.
- Verificar se está bem de açúcar
- Adicionar as folhas de menta

Na BIMBY:
- Adicionar tudo, menos as folhas de lima, e a lima inteira sem pele e sem espremer o seu sumo.

- Programar 30'' à velocidade 9
- Adicionar as folhas de menta

17/05/09

SOPA FRIA DE MELOA - DIA AMARELO

Receita no Livro Base da Bimby

Importante o tipo de meloa para a sopa ficar com côr amarela. Se for a normal também é muito bom, mas com as natas ficaria branca, e desta maneira não fugimos ao motivo do dia.

1KG DE MELOA CANTALUPO -500GR DE ÁGUA COM GÁS - 100GR DE NATAS
50GR DE MIOLO DE PÃO
- Num liquidificador ou uma trituradora, triturar até ficar uma mistura homogénea, tipo em creme.
ou
- Colocar todos os ingredientes na Bimby 2' a 9 de velocidade. - Servir bem frio, deixa refrigerar 2 horas na parte mais alta do frigorífic

Aqui está o meu prato do dia Amarelo, fiz algo rápido e pratico, porque ultimamente ando sem muito tempo para dedicar-me ao blog e à cozinha. Mas não foi desculpa para não deixar algo neste dia .