07/11/09

DELÍCIA DE CHOCOLATE

Ontem foi os anos dum amigo de longa data que conheci ainda em Portugal, e acabámos por nos encontrar em Barcelona e trabalhar aqui juntos. Ele é um Cubano com uns belíssimos olhos azuis, com um coração enorme. E por isso quando cheguei a casa, dediquei-me a fazer o bolo ao Leo. Fiz a minha primeira delicia de chocolate, é o bolo que fica tipo mousse de chocolate por dentro. Sempre que as coisas são feitas com ilusão só podia ter saído de maravilha, aprovadíssimo por toda a gente e claro pelo Leo.

E como saí à pressa de casa, com o bolo na mão, esqueci-me da minha máquina fotográfica, por isso não tirei foto quando foi aberto. Mas garanto que estava delicioso como o próprio nome indica.....UMA DELICíA... .

Depois do jantar, e de cantar os parabéns, e como o aniversariante é Cubano, não podia faltar uma sessão de salsa, que nos fez derreter as calorias do bolo de chocolate.

LIVRO BASE DA BIMBY, PAG 124:

6 OVOS
200 GR DE AÇÚCAR
250 GR DE CHOCOLATE EM TABLETE
150 GR DE MANTEIGA
50 GR DE FARINHA
AÇÚCAR GLACE PARA ENFEITAR AO FINAL (OPCIONAL)



  • COLOQUE A BORBOLETA BEM LAVADA NA LÂMINA, DEITE AS CLARAS E PROGRAME 6 MINUTOS À VELOCIDADE 3. RETIRE PARA UMA TAÇA E RESERVE. AS CLARAS AO SEREM PASSADAS PARA UMA TAÇA DIFERENTE DAQUELA EM QUE FORAM MONTADAS TEM TÊNDENCIA A DESMANCHAR-SE, NO ENTANTO, EM QUANTO FAZ A MASSA DO BOLO VÁ DANDO VOLTAS ÀS CLARA COM UM GARFO PARA AS SEGURAR E ASSIM NÃO TEM QUE LAVAR O COPO PARA MONTAR AS CLARAS NO FIM.
  • RETIRE A BORBOLETA E DEITE NO COPO O AÇÚCAR, AS GEMAS E A MANTEIGA E PROGRAME 5' TEMP 70º, VELOC.4.
  • ADICIONE O CHOCOLATE, E ESPERE QUE SE FUNDA, E MISTURE 20'', VEL.5.
  • ADICIONE POR FIM A FARINHA E MISTURE 10'' À VEL 5.
  • VOLTE A COLOCAR A BORBOLETA E ENVOLVA AS CLARAS NA VEL 2 1/2.
  • DEITE NUMA FORMA DE ABRIR E LEVE AO FORNO PRÉ AQUECIDO A 200º DURANTE 10'. EU PUS NA FORMA PAPEL DE IR AO FORNO PARA SER MAIS FACIAL TIRAR O BOLO.
  • ESTE BOLO COZE MUITO POUCO TEMPO. MAL ESTEJA COZIDO DOS LADOS, RETIRA-SE, POIS O INTERIOR É COMO SE FOSSE UMA MOUSSE.
A MINHA TIA FAZ SEMPRE ESTE BOLO, E ANTES DE PÔR MÃOS À OBRA LIGUEI PARA PEDIR-LHE ALGUMA SUGESTÃO.... ENTÃO AQUI VAI A DICA: QUANDO O BOLO SAI DO FORNO, COLOCAR DE IMEDIATO DENTRO DO CONGELADOR 30', PORQUE AINDA CONTINUA A COZINHAR, E DESTA MANEIRA CORTA DE IMEDIATO A COZEDURA. DEPOIS VAI AO FRIGORÍFICO, E 1HORA ANTES DE COMER TIRAR PARA FICAR À TEMPERATURA AMBIENTE .

1 comentário:

gasparzinha disse...

Esta é daquelas que não tem erra: fica mesmo uma delíiiicia! :)
Sortudo do Leo.

Beijinhos.