15/07/09

TRADICIONAL GAZPACHO ANDALUZ

Pode dizer-se, que é dos pratos principais da dieta mediterrânea. Para estes dias de calor é o tipo de comida ideal, refresca, dá energia. O gazpacho é nutritivo, hidrata e protege a pele, . Tem propriedades antioxidantes, rico em vitamina c, caroteno, bioflavonoides, fibra vegetal, gorduras poli saturadas, ferro, fosforo, cálcio, magnésio, potássio, zinco, sódio.

1 kg de tomate - 1/2 cebola -1 pimento verde pequeno - 1 pepino pequeno - 1 dente de alho - 1 copo pequeno de azeite extra - 2 colheres de sopa de vinagre de jerez - cerca de 200gr de miolo de pão - 1 pitada de sal - 1 pitada de cumino

  1. Pela o pepino e tira as pepitas, deixa repousar 20' com sal, isto para evitar uma má digestão.
  2. Corta o tomate, o pimento, o pepino, e tira a parte central do alho. Coloca tudo na liquidificadora. Junta o pão previamente escorrido e o pepino lavado para tirar o excesso de sal. Adiciona o azeite, um pouco de água, 2 colheres de vinagre de Jerez, uma pitada de sal, e uma pitada de cumino.
  3. Programa a bimby 2' à velocidade 5-8-10. Se fizeres numa liquidificadora, tritura até obter uma mistura homogénea, e coa para eliminar as sementes e as peles das verduras.
  4. Leva ao frigorifico para servir bem frio. Também pode adicionar uns cubinhos de gelo.
  5. Acompanha com pão tostado, ovo cozido, gomos de uva, ou com taquitos de jamon.

Se queres obter uma cor avermelhada, junta o azeite ao final, e depois mistura com uma espátula. Embora, o gaspacho andaluz, adiciona-se ao inicio para ligar melhor o azeite com as verduras e o pão, e por isso fica mais rosado.

2 comentários:

Susana Gomes disse...

Eu adoro gaspacho!!
:)

No Verão, ao chegar da praia, é perfeito!

Mary disse...

Olá Rita!!
Que belo gaspacho,gosto tanto.
mas ainda não comi este ano :D
bem fresquinho nos dias de calor,humm muito bom,não tem sido o caso pk o calor agora anda fugido daqui de Lisboa e arredores:) mas é sempre agradavél o gasoacho.


bjs
RIta da Rita.