22/03/08

LASANHA VEGETARIANA

Esta lasanha vegetariana, é uma boa maneira de comer algo verde, de uma forma divertida. Esta foi improvisada, com o que tinha na altura no meu frigorífico.


1cebola
1 cabeça de alho
1 punhado de Espinafres
200g de cogumelos frescos
1 courgette
1 beringela
2 tomates
1 pacote pequenino de tomate
1 raiz média de gengíbre
1 pacote de de lasanha pré-cozida
Queijo ralado
1 pacote pequenino de bechámel de soja
alho em pó q.b
pimenta em pó
oregãos q.b
sal q.b.
2 colheres de sopa de azeite (mais ou menos)

Corta em bocadinhos a cebola, e a cabeça de alho. Limpar e laminar os cogumelos. Numa panela colocar o azeite, deixar dourar a cebola e o alho em lume brando. Junta os cogumelos e as raspas de meia raiz de gengíbre, e deixa cozinhar uns 5-7' em lume médio, mexendo de vez em quando. Adiciona os espinafres e deixar cozinhar 3'. Depois, põe o molho de tomate, e os oregãos. Deixa ferver um bocadinho sem queimar em lume brando. E reserva.
Usar uma frigideira ou um wok. Eu usei o wok, deixei aquecer bem. Cortei a beringela e o courgette em rodelas fininhas. Coloquei as rodelas no wok com mais um pouco de raspas de gengíbre e sal q.b., até ficar tostadinho de um lado e do outro.

Numa travessa coloquei uma camada de placas de lasanha, e em cima a mistura dos cogumelos e os espinafres. A seguir as rodelas de beringela e courgettes. E novamente mais outra camada de lasanha, bechámel, queijo ralado. Para o final, decoro com rodelas de tomate, polvilhadas com oregãos, um bocadinho de pimenta, e alho em pó.

Pré-aquece o forno durante 10' a 200º. Leva ao forno a lasanha durante 20'. Quando acabar o tempo, adiciona mais 10' com o modode gratinar.

p.s- se comprarem lasanha pré-cozida, não é necessário passar por água quente, ela é feita directamente quando vai ao forno com a mistura. Se gostarem das placas mais moles, aconselho a passar por água a ferver. Eu pessoalmente prefiro mais crocantes, ficam óptimas.

** uma sugestão enquanto estão a cozinhar esta lasanha... um som muito bom- Morcheeba

Sem comentários: