25/03/09

PROVOLONE


A 1ª vez que comi Provolone foi aqui em Barcelona, é uma típica entrada onde podemos pedir em quase todos os tipos de restaurantes, talvez pelas influencias de outros países hispânicos, como Argentina e Uruguai. Este queijo é Italiano da zona Norte , não é Argentino, mesmo que eles digam que sejam. Como Argentina teve muita imigração Italiana, o povo levou muitas tradições para o país do Tango.

A forma como estes países da América do Sul comem o Provolone, são colocados no grelhador, até derreter.

Na realidade há muitas maneiras de fazer, à moda Milanesa, Pão de Provolone, com Risotto, com Tostinhas, em Saladas, como Molhinhos, Desidratado, Dolce, Picante, Frito na frigideira com o pouco de azeite, etc...

A 1ª vez como comi, foi num restaurante Italiano, e é a maneira que eu mais adoro... Desço à minha charcutaria, e peço sempre um Provolone com ervinhas, ou com jamon, coloco numa tacinha de barro, e levo ao forno e deixo derreter. Não sei o tempo, quando vejo que já está derretido como eu quero, tiro do forno. Depende dos gostos, somente quente, e que possa partir como um queijo normal, ou tipo amanteigado. Eu aqueci bocadinhos de pão no forno até ficarem estaladiços para acompanhar o queijo. Simples e rápido, para uma entrada deliciosa!

Sem comentários: