03/06/10

Philippine Food





( Calamansin)

(mercado em Donsol, barraquinha do peixe seco)

(mercado em Donsol - Phil chill)

(sweet & sour pork)

(churrasco em star island - 2 atuns pescados pelo D., em cima à esquerda)
( water melon shake)

A comida Filipina não é assim tão variada como a Thai, é muito básica. Muito, Muito peixe de todas as formas, desde grelhado, frito, panado, curry etc... é típico o frango (asas, coxas) panado, e tudo acompanhado com arroz branco, ou garlic fried rice. Tem também muita influencia chinesa, porque comem muito choop soy de legumes, e sweet&sour pork .

Em Batad depois d um trekking de 7horas para lá chegar desde Banaue, Fizeram-nos uma pizza que pareceu que só fizessem naquela localidade, pois procurei em outros sítios e nunca mais encontrei. Acho que era própria para os caminhantes para recomporem as energias gastadas. O D. espreitou para a cozinha, e disse-me que faziam a massa na frigideira tipo naan indiano, e à parte cozinhavam o recheio. Posso dizer que foi das melhores pizzas que comi até hoje, e com as melhores vistas também, parece quase um sonho!!!! Adorava descobrir esta receita!!!!
Quando em El Nido-Palawan, o Warren levou-nos de barco pelo meio das ilhas, vimos um cardume de peixes a saltar.... Atuns!!!!! Sacaram a bobine, mandaram a linha ao mar, 2 atuns maravilhosos... Na Star Island com o que pescámos, fizeram-nos um churrasco acompanhado com as mangas mais doces que comi até hoje, e salada de tomate.

Em Port Barton no Judy's Place o D. comeu uma sopa óptima de gengibre acompanhada com arroz branco à parte , um poco quente para a temperatura que estava... fazia-me lembrar a nossa canja, mas com o seu toque asiático do gengibre. Uma boa opção para quando estamos com um belo resfriado, é um perfeito descongestionante, ou quando temos problema de barriga ou náuseas devido às propriedades do gengibre.

Os noodles Filipinos, são também bastante típicos os de arroz, ou os de ovo, chamados Pansit Canton. Normalmente misturados com legumes, carne, frango, peixe, gambas, ou/e vegetais.

Os batidos (fruit shakes) são típicos em toda a Ásia devido às ricas frutas que possuem, e baratissimos a menos de 1€. Eles põe muito gelo, e em vez de açúcar podem por leite condensado, o que dar um sabor doce bastante especial. Também podem ter um toque de lemongras ou de gengibre. O calamacin juice muito famoso nas filipinas, é feito com limões bebes do tamanho de um polegar... e é muito mais doce que o normal limão... era o meu sumo do pequeno almoço.

Sem comentários: