28/06/09

PAELLA DE ARROZ NEGRO


Depois de 2 horas na praia e umas boas mergulhaças para acordar. Fomos ao sitio do costume, comer esta óptima paella de arroz negro. É um restaurante tasquinha, dentro do bairro da Barceloneta, na calle Sant Carles. É relativamente barato, e além do mais, come-se de maravilha. A paella por pessoa são 9€, e não fica atrás daquelas dos restaurantes com mais nome, e que são o dobro do preço.

Para quem não sabe "paella", é frigideira em catalão ou valenciano. Normalmente é usada numa frigideira de aço ou ferro, rasa e grande, para favorecer a cozedura do arroz por igual.
Paella vem do latim "Patella", significa a bandeja usada na Roma antiga, onde eram colocados as oferendas aos deuses, em rituais de fecundação da terra.

A Paella de arroz negro, é negra porque é feito com a tinta da lula ou do choco. E é acompanhado à parte com ALIOLI. É um molho de sabor muito forte, e é feito com sal, alho, azeite, maionese e uma gema de ovo. Normalmente na Catalunya e Comunidade Valenciana é usado para acompanhar com alguns arrozes, fideuás, carnes, e em Barcelona em cima do Bacalhau no forno.

Para ser sincera, estes pratos, prefiro ir ao restaurante, e não fazer....Há coisas que sabem melhor fora de casa! Mas para os mais aventureiros e menos comodista. Aqui está a receita do arroz negro:

1 kg de arroz
tinta de choco
chocos
ameijoas
alho
pimentão
2 litros de caldo de peixe
azeite
  1. Dourar os alhos cortados em laminas muito finas numa paella de azeite muito quente. Coloca a cebola também cortada muito fina, e quando estiver quase dourada, adicionamos as ameijoas, os chocos, damos umas voltas, e adicionamos o arroz com um pouco de pimentão.
  2. Vertemos o caldo de peixe e a tinta dos chocos. Deixamos fazer em fogo médio. Quando o arroz estiver ao ponto, retira do lume, e deixa repousar uns minutos.

5 comentários:

Abelha Maia disse...

Não conhecia esta receita de arroz negro, parece ser uma delicia.
bjss

Mary disse...

Rita,
Que linda paella.Quando li a receita pensei que era mesmo com arroz negro:):mas fazes o arroz com a tinta do chocos, boa ideia.E deve estar delicoso, adoro chocos assados com tinta :) ainda não comi este ano ano, só como em casa.
Qunando fizer vou,me lembrar desta receita para fazer.

bjs Rita Rita:)

Andorinha disse...

Tem um ganda aspecto! Acredita que fiquei com fome agora de repente!

Susana Gomes disse...

Adorei esta paella tão original. :)

Beijinhos.

Anónimo disse...

bom comeco