01/05/09

PASTEL DE NATA GIGANTE

Com a nossa amiga Bimby tudo é possível...às voltas com vontade de algo rico e doce, enquanto fazia compras no carrefour, lembrei-me dos nossos pasteis de nata, quando me dá a saudade, vou à casa portuguesa e compro coisinhas como estas bem boas...decidi levar uma massa folhada para esta nova aventura...devem-me estar a perguntar, porque eu não faço a massa folhada na Bimby? é verdade, não é por preguiça, é porque a minha cozinha é bastante pequena, e está aritmeticamente colocada com o básico e o essencial, e a Bimby já é um capricho meu estar ali, e para tender massas, é completamente impossível, seria como fazer ginástica e manobras acrobáticas na cozinha . O facto é, para que tenhas uma casa de jeito no centro de Barcelona, tens de abdicar de uma grande cozinha, ou de uma grande casa de banho, isto para teres, o resto da casa com dimensões normais, e se queres uma super cozinha, seria um achado, e além do mais carississimo. Pelas 7 casas por onde passei em Barcelona, ainda não consegui ter uma cozinha com as dimensões realmente desejáveis.....enfim :( i miss my portuguese kitchen!!!!!

De uma mini cozinha, aqui vai um pastel de nata gigante (livro base da bimby, pág 126):

1 base de massa folhada marca carrefour
+
250g de leite
250gr de natas
175gr de açúcar
50gr de farinha
5 gemas
casca de 1/2 limão (só a parte amarela)
1 pau de canela

- Coloque no copo todos os ingredientes, menos a casca de limão e o pau de canela. Misture uns segundos à velocidade 4.
- Coloque a borboleta na lâmina. Adicione o pau de canela, a casca de limão, e programa 18', temperatura 90º, à velocidade 1 1/2.
- Retire a casca do limão e o pau de canela, e deite o preparado sem chegar aos bordos.
- Pincele o rebordo da massa com ovo para ganhar cor.
- Coloque no forno pré-aquecido a 200º durante mais ou menos 15-20', na parte baixa do forno.

Preparei este doce, ao som deste 80's maravilhoso de Ah Ha, para variar pus-me a viajar na maionese ou no pastel de nata, só me fez lembrar isto pá... rita with friends riding mountains:


2 comentários:

Sabores de Aromas disse...

Rita,
Que belo pastel de nata. Só me falta um cafezinho e com canel:)

há muito tempo que não faço.

Beijo Rita da Rita :)

Rita disse...

Olha o meu namorado devorou-o de todas as maneiras possíveis imaginárias... não se cala que tenho qu fazer outro igual... mas eu sou mt fiel aos de belém...mas é super rápido e super fácil, é o típico que toda a gente gosta....
beijinhos gds Rita***