25/04/09

GINGER SÉRIES


No ultimo ano, começei a usar gengibre para muitos petisquinhos cá em casa, dando um especial paladar acre picante. Esta raiz Asiática é algo sempre presente na minha cozinha, sem falhar na lista do super... Eu normalmente uso sempre fresco e guardo no frigorífico para durar mais tempo, e seco também existe tendo um sabor menos forte e menos picante, mas mais aromático. Esta raiz é usada na cozinha tradicional chinesa, japonesa, indiana, indonesia e tailandesa. Na cozinha japonesa, usam para o tempero do peixe e carne, ou puro para o sushi. Este, pode ser usado em pratos salgados, doces, bebidas, para aromatizar, em conserva e cristalizado. A OMS (Organização Mundial da Saúde), reconheceu recentemente a esta planta medicinal, o seu uso para o tratamento de náuseas e enjôos, ajudando na digestão de alimentos gordurosos. Na Medicina Chinesa é reconhecida pelos seus benefícios afrodisíacos. Para a Medicina Ayurvédica, o gengibre é o "medicamento universal", pelas propriedades antiflamatorias devido ao resultado das suas substancias como o citral, borneol, zingerona, gingeroletc.

Benefícios:
- Ajuda e trata em problemas digestivos (náuseas, dôr abdominal, vómitos, diarreia, úlceras, gastrites)
- Usado na Fitoterapia Chinesa, aquecendo o baço e expelindo o frio, com uma acção acre, quente.
- Com banhos quentes, e compressas de gengibre alivia os sintomas de gota, cólicas menstruais e artrites, dôr de cabeça, enxaqueca, articulares e coluna. No Japão, usam o oléo de gengibre para fazer massagens, para relaxar a musculatura e possíveis problemas ósseo- articulares.
- Uma rica bebida quente de gengibre melhora muito uma ressaca, e substancialmente molestias respiratórias (constipações, afonias, congestão nasal, tosse, afonias), aquecendo os pulmões, e por sua vez,transformando as secreções.
- Segundo, a medicina chinesa, actua directamente na circulação sanguínia, ajudando na disfunção eréctil.
- Tem uma acção anti-bacteriana com poder desintoxicante, anticancerígena devido ao gingerol, substancia responsável pelo sabor exótico da planta.
Spiced lemongrass ginger tea (Indonésia, Tailândia)
Chai (Índia)

Sem comentários: