09/04/09

I LOVE CHAI



Depois de ter decidido eliminar o café da minha vida, substituí os meus pequenos almoços e lanches com chá, especialmente com Chai (spicy milk tea), é a bebida mais famosa e tradicional da Índia, feita à base de chá preto (Dargeeling, Assam, Ceilão, Nilgiri, ou outro de boa qualidade), leite, combinação de varias especiarias a gosto e açúcar. As especiarias usadas são a canela, cardomomo, gengibre, cravo, pimenta, anis... Imagina, é o chá mais perfumado que podes experimentar. A receita pode variar segundo cada família, ou cada chai wallshs, são os vendedores de chai nas ruas e comboios Indianos.
Existem varias receitas para fugir àtradicional, frio, em batido,com gelado, etc. Até já há há no super em saquinhos, e são muito bons, a minha amiga trouxe-me de Telavive em bolsinhas Chai Masala, que está óptimo mesmo adicionando um pouco de leite e açúcar, sem leite, frio com gelo, ou leite condensado, etc. No outro dia comprei outros da marca Yogi no supermercado BioSpace em Barcelona, Green Chai leva chá verde em vez de preto, e sem cafeína Sweet Chai, para poder tomar à noite com ou sem leite, e todos os chás desta marca são orgânicos, e super perfumados. O do Starbucks está divinal, mas é caríssimo... Estas receitas são as típicas de colocar as saquetas em água a ferver, e depois um pouco de leite quente com açucar.Também, as latas de misturas de chai spice (da loja Tealosophy de Inés Berton, em Barcelona e Buenos Aires) de folhas de chá preto com as especiarias masala, que se põe a ferver a água e o leite ao mesmo tempo com 3 colheres da mistura... sem duvida são óptimas opções.

Se num dia com mais tempo te apetecer fazer uma das receitas caseiras de chai, não te esqueças, existem muitas maneiras de fazer um Chai, esta é uma delas, podes fazer as combinações que quiseres com as especiarias, pôr mais ou menos, mais picante ou menos picante. Há outras maneiras também muito boas, outro dia posso mostrar outra.

3 canecas de água -chá preto ( eu uso o chá preto desteínado) - estrelas de anis - 2,3 cardomomos -1 fatia de 1cm de gengibre fresco -pimenta - pau de canela - 2 folhas de louro -3 cravos - 2 canecas de leite gordo ou meio-gordo (pode ser soja),

ou

Tudo igual, mas com a mistura Yogi em pó de especiarias de gengibre, pimenta, cardomomo, e cravo. (2 colheres de café)

Rompe as sementes para libertar os seus aromas e sabores. Fervemos as especiarias todas juntas mais as 2,3 estrelas de anis, durante 5'em fogo lento. Deixa repousar 10' com o recipiente fechado. Adiciona o chá preto em folhas,e deixa ferver mais 5', não mais porque depois fica azedo. Coe e adicione o leite já quente, sem atingir a fervura. Pode-se aquecer junto com o leite, quando começar a subir tira do fogo. Adoçar bem a seu gosto.O Chai não existe sem açúcar porque é o que vai realçar o sabor das suas especiarias. Se conseguires faz o truque do video, serve o leite desde cima para fazer um pouco de espuma. O aspeto é como se fosse o de café com leite. Coloque num termo para manter a temperatura.

...I LOVE CHAI!

2 comentários:

Fay van Gelder disse...

Gosto :)

Kiss e Obg pela visitinha no eu cantinho

Miss Rita disse...

;)Obrigada
um beijinho