19/04/09

Fish Curry

Comida e rota para forasteiros, Fish Curry do YeYe's Warung (warung significa restaurante ou bar) na estrada para a praia Padang Padang


(Praia Padang Padang)

Hoje a ver as fotos do Baú, descobri estas fotos esquecidas de pratos indonésios que tinha tirado para o blog , da minha super viagem roots, com o Diogo ao Sudeste Asiático ( que saudades catano!!!!!). Vai fazer agora 1 ano, como ia casar os meus 30 anos, e ainda não me ia casar, nem estava casada, decidi casar os meus anos 30 anos no dia 30 de Maio em Bali , e depois em Lombok nas Gilis(much better). E este ano, daqui a 1 mês, aos 31 anos ainda não vou estar casada, vou casar o meu melhor amigo, no dia do meus anos....ahahahhahaha... Na verdade é que não troco essa viagem por nada, nem por um casamento, se Deus quiser dentro de pouco tempo, há de haver outra viagem, do mesmo género, no mesmo continente.

Este prato comi às 15h depois de um dia na praia, sim porque ali já está tudo na praia às 9h da manhã com um sol tremendo. Este restaurante está numa estrada ao pé de uma praia do sul de bali chamada Padang Padang, um dos locais preferidos dos surfistas. A praia é linda com verde, verde, verde, verde à volta, areia branca, águas translucidas, e quem te dá as boas vindas são uns macaquinhos, que ao inicio te intimidam um bocadinho.

Lembro-me que o prato estava brutal .... Esta receita não é a original do restaurante, mas é mais ou menos o mesmo, mais especiaria ou menos especiaria....Peixe com caril à moda balinenese.

Qualquer Peixe branco de carne firme, arranjado e limpo ( por exemplo, espadarte)
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 colher de sopa, de raiz de genginbre ralada
1 Lemongrass (capim de limão)
1 colher de chá de açafrão
1/2 copo água de tamarindo
leite de coco
curry
2/3 colheres de Tomate picado
2 colher de óleo vegetal
coentros
malagueta
pimenta
sal
pepino
hortelã
1- Cortar o peixe em fatias ou cubos antes de fritar. Cozinhar numa frigideira, cozinhe o peixe sem queimar.
2- À parte faça um refogado cm a cebola, e o alho.
3- Adicione a malagueta, o gengibre, os coentros, o açafrão, a pimenta,o capim de limão, o caril, o tomate frito, e o sal. Mexendo todo o tempo para o refogado agarrar o sabor das especiarias. Adiciona em seguida a água de tamarindo.
4- Deixe esta mistura ferver durante 10' em lume baixo, e depois coloque o peixe.
5- Adicione o leite de coco, e deixe cozinhar em lume baixo mais 5 minutos.
6- Servir quente, com fatias de pepino e hortelã picada

Uma alternativa: substituir o peixe por camarões

Aqui em Barcelona, um dos meus supermercados favoritos são os Asiáticos, encontra-se de tudo, coisas com sabores diferentes e não são assim tão caros. Em Portugal confesso que é mais difícil, mas muitos destes ingredientes podes encontrar em supermercados do Martim Muniz , ou em alguma loja de produtos naturais.

Logo ponho mais 2 pratos Indonésios, Nasi Goreng e Mixed Satay, from Lotus Indonesia Style Warung @ Ubud .

4 comentários:

A. disse...

Aqui por acaso, como há imensa imigração indonésia, há lojas asiáticas onde se encontra quase tudo. Qualquer dia tenho de experimentar uma das tuas receitas. Beijinhos

Miss Rita disse...

... bali foi uma colonia holandesa, por isso, tanta imigração...
aproveita esses supermecados, são maravilhosos.. eu passo a vida ali metida, a descobrir coisas novas...
Quando experimentares diz dps como saiu...
beijinhosssss

homara didi disse...

Bem amiga estive a navegar por estes pratos deliciosos ao sabor das tuas histórias só me dá vontade de apanhar um avião para a Indoooooo!! yumi yumi :))
ps.ainda por cima são horas de jantar e ainda não comi ehehhehe

Miss Rita disse...

BORAAA PAHHH!!!!