25/04/09

FRANGO TERIAKI


Está uma tasquinha japonesa debaixo da minha casa (Una Mira del Japon), com 10 lugares ao balcão, com a típica comida da mãe japonesa, nem sushi têm, eles dizem que são comidas da aldeia deles. Uma das especialidades é um caril feito á moda japonesa, ficando as escadas do meu prédio com um cheirinho óptimo... de descer e pedir um prato à Yumi . Os pratos são: o frango teriaki, sardinhas à japonesa, arroz com tortilha japonesa,bife à japonesa, caril com legumes, caril com porco crocante, tempuras de verduras, sopa de miso, dim sum, espetadinhas de frango, de peixe, niguiris, e umas sobremesas óptimas que eu nem sei o que é.... tudo muito bom.... e ainda por cima, 2 japoneses que são a simpatia em pessoa.

O Frango Teriaki é um marinado Japonês, existem muitas maneiras e eu tirei um bocadinho daqui e dali, e ficou aprovadissimo. Existe este molho já preparado, e para ser sincera, comprei e não gostei tanto, prefiro fazer desta forma, porque dá muito mais consistência e sabor aos alimentos, e dá para combinar com peixe, por exemplo, salmão.

2 peitos de frango cortados
2 colheres de sopa de raiz de gengibre fresca ralada
2 colheres de sopa de mel
4 colheres de sopa de molho de soja
2 colheres de sopa de Saké suave ou vinho do Porto.
sumo de 1 limão
2 colheres de sopa de alho em pó
1- Num recipiente fundo, ponha o frango cortado em tiras ou cubos, e vá acrescentando o resto de ingredientes um de cada vez, e com as tuas mãos lavadas mistura tudo muito bem, até formar uma pasta como na fotografia. Reserve e leve ao frigorífico para refrigerar e marinar mínimo 1h 30m.
2- Num wok quente com pouco azeite, com um garfo coloque o frango, e deixe tostar por fora dos dois lados.
3- Com o lume baixo, deite o molho do marinado por cima do frango, e tape com uma tampa. durante 1-2' até o frango tiver feito.
Acompanhe com arroz basmti ou arroz japonês, e adorne com gengibre.

2 comentários:

Mary disse...

Olá, Rita
Espero que a tua garganta estaja melhor!!
Esse franginho, adorei tem tao bom aspecto só capaz de te levar a receita:D.
mas sabes nunca comi nem comprei desse gengibre. só em pó, esse é muito picante?? e a que sabe??


bjs Rita da Rita :D

Miss Rita disse...

não é picante como uma malagueta... fica a comida como mais aromática... eu adoro ponho em quase tudo, até no chá...ahahahaa... aconselho vivamente que compres a raiz, para doseares a teu gosto, rala com um ralador, e pôr pouco e depois futuramente em novos pratos vês se poes mais ou menos a t gost... mas começa pelos marinados em frango e peixe, e vais ver que fica mt mais saboroso do que em pó....um beijinho fico mt content que tenhas gostado...