28/04/09

GADO GADO


Não sei se é a chegada ao calor, ou a vontade de viajar para aqueles lados, mas aqui vai outra comida oriental, o nome parece de carne, mas é completamente vegetariano. Já sei que há meninos que preferem o belo do bife com batata frita, mas isto não é nenhum yakkkkk.... é optimo, só quem provou é que entende o que estou a falar... e depois de um dia como o de hoje, super agitado e desde as 7:30 da manhã trabalhei até às 15h, pelo meio e durante um break terminei o livro da Comenda Secreta ao mesmo tempo que bebia um capuccino descafeinado. Ao terminar o dia laboral, e com uma caixinha de empadas na mão ao som de Chambao e Damian Marley, andei 3,5 horas pela cidade condal à procura de um vestido para o casamento de final de Maio, vi muita coisa, gostei de alguns vestidos, experimentei muito, mas não comprei nada porque ainda não estou completamente convencida do que levar...ehehhehehe... e depois ainda recebi um boa noticia do meu querido amigo Francisco (gestor), a Generalitat de Catalunya (governo da Catalunha)...imaginem, vão-me dar uma prendinha por ter trabalhado muito durante todo o ano...é mesmo isso... a novidade fez-me voltar para casa aos saltos e saltinhos, a correr de alegria.... ou seja, lá volta o meu coração estar aos pulos e não pode ser, andar a 1000/h da emoção de ser salva pela generaltat.... mas o que isto tem a ver... nada... ou tudo, cheguei a casa com fome...fui pelo menos fazer algo saudável, e gostoso....antes que me atracasse ao pão com manteiga ou ao chocolate.
Este prato é super saudável, pode conter tudo da roda dos alimentos, é basicamente legumes cozidos ou ao vapor, com ovo ou sem, com molho de amendoim por cima, que vai repôr a energia gasta durante o dia. Este molho de amendoim é diferente do molho satay é parecido, mas faz-se de maneira diferente, e é mais consistente.

Descobri pelas minhas mãos, através de magia, como se faz o molho de amendoim na Bimby.... e muito bem.

Molho de Amendoim
1 copo de amendoins
1cubilete de azeite
3/4 copo de água
1 cebola
1 dente de alho
1 malagueta
3 colheres de sopa de soja
2 colheres de açucar mascavado
1/4 copo de leite de coco
sumo de 1 lima
- se os amendoins não estão tostados, ligar o forno e meter num tabuleiro, e tosta durante 5'
- colocar os amendoins no copo da bimby, com a cebola, os alhos, a malagueta, e o sumo da lima, triturar durante 10'' à velocidade 5
- adicionar o azeite, a água, o soja, o açucar mascavado, o leite de coco, e mais 10'' à velocidade 5
- Cozer legumes (Batata, couve flor, couve, feijão verde, cenoura), e o ovo.
- Adicionar pepino, temperar com um pouco de sal
- Vestir a salada com Molho de Amendoim a gosto. Eu escolhi estes legumes mas podem ser com outros e podem ser combinados de maneiras diferentes. Os legumes devem ser bem envolvidos em bastante molho.
Pode ser usado como tempero numa salada fria de alface, tomate, etc...
Aqui vai um video, dos locais a fazerem e venderem o gado gado nas ruas. Devem-se perguntar por onde esta andou, será que ela comeu em sitios assim??? sim comi, e foram os que tinham melhor sabor, e sem fazer mal nenhum à tripa. Está dito!



5 comentários:

Andorinha disse...

Ó Rita, até pode ser mto bom, mas tem um aspecto enjoativo daqueles...
Na, esta pra mim nã serve :D

Miss Rita disse...

ehheheheheh... pode ser o aspcto... é mt bom e nada enjoativo... é um optima salada de verão.... será por causa do video?

Susana Gomes disse...

Pois para mim tem um aspecto fantástico!
Cheguei aqui por acaso, mas levo esta receita.
:)

Beijinhos.

Andorinha disse...

Não foi do vídeo, foi do amendoim :D

Miss Rita disse...

p comeres isto ... tens de gostar mt de amendoim..(como eu)... e ´para quem é fan de manteiga de amendoim, vão amar... agora se não, não aconselho mm.!!!!!!
beijinhos espero que esteja tudo bem ctg!!!!