06/04/09

ARROZ DOCE NA BIMBY


Quando éramos pequeninos, depois de um banho quentinho, nas noites de domingo no Inverno à frente da lareira, a minha mãe fazia-nos muitas vezes arroz doce para jantar enquanto víamos o Alf, vestidos com uns pijamas inteiros com pezinhos e um fecho éclair até ao pescoço. São uns dos momentos da minha infância tão divertidos que jamais esquecerei, quando chegava à escola, contava o que tinha jantado, só arroz doce quentinho cheio de canela num prato de sopa, as minhas amiguinhas achavam que a minha mãe era o máximo. Era e é! Lembro-me que o arroz doce não era tão forte, acho que devia pôr menos açúcar, e fazia sem ovos. Tenho que lhe perguntar!
Hoje é domingo e lembrei-me, fiz Arroz Doce para o jantar! Foi a 1ª vez que fiz na Bimby, e saiu super bem, tirei a receita do Livro Base, e investiguei alguns blogues e fóruns para saber conselhos, e Fedbacks desta receita. Eu prefiro o arroz mais durinho e molhadinho a atirar para o liquido, porque seco não fica tão bom nos dias seguintes. Então, é melhor alterar para menos tempo, tudo vai depender do vosso gosto. Para mim com estas medidas , ficou óptimo de doce, e de consistência.

900gr de leite
130gr de arroz carolino
pau de canela
1 casca de limão
1 pitada de sal
4 gemas de ovo
150gr de açúcar

Programa 40', 90º, velocidade colher inversa, todos os ingredientes menos o açúcar, e as gemas.
Antes de chegar ao final do tempo, separa as gemas das claras, em seguida desfaz as gemas num pouco de leite. Quando terminar os 40', volta a programar mais 10', 90º veloc.1 colher inversa, deita o açúcar, e as gemas por um fio pouco a pouco.
Quando terminar, deita para varias tacinhas, ou para uma travessa, e quando arrefecer um pouco, polvilha com canela a teu gosto. Não te assustes, se sai demasiado liquido no início, espera 5- 10 minutos e ficará mais consistente.... e pronto a comer se gostas dele quentinho!!!!!

2 comentários:

Helena disse...

Tambem reduzo o tempo,para o arroz não ficar muito cozido....
Lembro-me desses pijamas inteiros...:)
bj

Miss Rita disse...

;)